A exchange de derivativos de criptoativos ErisX anunciou o lançamento de contratos futuros de Ether (ETH) liquidados fisicamente. Os contratos são baseados no par ETH-USD e terão vencimentos mensais e trimestrais.
O anúncio foi feito no blog da ErisX na segunda-feira, 11 de maio. Os novos contratos já poderão ser negociados a partir da segunda-feira. Assim, a ErisX torna-se a primeira exchange autorizada a negociar futuros de ETH liquidados fisicamente nos EUA.
De acordo com a exchange, “o Ether tem funcionalidade genuína e casos de uso com pessoas, empresas e governos reais usando a rede”. Adicionalmente, a ErixX elogiou a estrutura do ETH afirmando que ele “tem muitas semelhanças com os mercados de commodities existentes”.
Futuros de ETH liquidados fisicamente são novidade nos EUA
Até o momento, a incerteza sobre a regulação do ETH impedia a criação de futuros liquidados fisicamente. Por causa disso, apenas a Bakkt possuía esse tipo de contrato – mas apenas para o Bitcoin (BTC).
No entanto, Heath Tarbert, presidente da Comissão de Negociação de Futuros e Commodities (CFTC), deu as primeiras esperanças de uma regulação para o segundo maior criptoativo. “É provável que você veja um contrato de futuros nos próximos seis meses a um ano”, afirmou Tarbert em outubro.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A ErisX lançou seus contratos futuros de Bitcoin em dezembro de 2019. O produto registrou pouco interesse desde aquela época, embora um representante da empresa tenha afirmado que “vimos negociações adicionais no mercado de futuros de Bitcoin”.
Novas licenças e crescimento de derivativos
Na semana passada, a ErisX recebeu do Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York (NYDFS) a BitLicense, que permite seu funcionamento no estado de Nova York. A empresa também recebeu uma licença de transmissão de dinheiro.
A introdução de derivativos é vista como uma das formas de legitimar o mercado de criptoativos. Em janeiro, o presidente da CFTC afirmou que os derivativos “trarão legitimidade ao mercado”.
“Ao permitir que [criptoativos] entrem no mundo da CFTC”, os investidores poderão acessar produtos financeiros confiáveis e regulados, melhorando a confiança geral na classe de ativos. “[Derivativos] Estão ajudando a legitimar [ativos digitais], na minha opinião, e agregar liquidez a esses mercados”, afirmou Tarbert.
Leia também: CME atribui forte volume de negociação de futuros a interesse no Bitcoin antes do halving
Leia também: Saiba qual é o melhor dia para comprar Bitcoin
Leia também: Especialista explica se o Bitcoin pode bater US$ 100 mil após o halving