Início » Últimas Notícias » Empresas de El Salvador ‘ignoram’ Bitcoin em seus planos de inovação tecnológica
Lei do Bitcoin

Empresas de El Salvador ‘ignoram’ Bitcoin em seus planos de inovação tecnológica

Empresas de El Salvador 'ignoram' Bitcoin em seus planos de inovação tecnológica
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Há cerca de um ano, El Salvador adotou o Bitcoin (BTC) como moeda de curso legal. No entanto, a adoção por parte da população e das empresas não foi como o esperado. Por exemplo, a criptomoeda não foi levada em conta por companhias em seus planos mais recentes de inovação tecnológica.

Conforme destacou a diretora executiva da Associação Nacional de Empresas Privadas de El Salvador (ANEP), Leonor Selva, os empresários do país estão trabalhando para a transformação tecnológica de seus negócios. Entretanto, o BTC não teve destaque no processo.

Publicidade

Em uma entrevista recente sobre o evento de inovação empresarial e transformação digital que acontecerá em outubro, Selva observou que as empresas salvadorenhas estão passando por uma “redução no uso do Bitcoin”.

De acordo com a executiva, a criptomoeda “não obteve os resultados de abertura de novos mercados ou geração de mais oportunidades de revitalização econômica” como havia prometido o presidente do país, Nayib Bukele.

Apesar disso, as empresas do setor seguem cumprindo o que determina a “Lei Bitcoin”. Ou seja, continuam oferecendo aos clientes a possibilidade de pagar por produtos e serviços com o BTC.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Bitcoin em El Salvador

Conforme noticiou o CriptoFácil, no dia 7 de setembro completou-se um ano da adoção do BTC como moeda legal em El Salvador.

Desde então, o país ganhou destaque no mundo pela sua iniciativa e coragem. Ao mesmo tempo, enfrentou críticas de órgãos como o Fundo Monetário Internacional (FMI), que criticou a iniciativa.

Mas o sonho do presidente Nayib Bukele parece não estar dando certo. Além dos atrasos em projetos como os Bitcoin Bonds, a adoção do BTC pelos salvadorenhos segue em ritmo lento.

Publicidade

Para estimular a adoção da criptomoeda, El Salvador gastou uma grande parte do seu dinheiro. O governo deu US$ 30 em BTC a todos os cidadãos que baixaram o aplicativo da Chivo Wallet. Mas, de acordo com uma pesquisa do Bureau Nacional de Pesquisa Econômica dos EUA, os resultados não foram positivos.

O levantamento descobriu que apenas 10% dos salvadorenhos continuam a usar o Bitcoin em operações diárias. Ou seja, após gastar o incentivo de US$ 30, 90% dos salvadorenhos deixaram de fazer transações com o BTC na carteira.

Além disso, Bukele usou dinheiro público para comprar Bitcoin ao longo de seu mandato. Contudo, com a queda de preço do BTC, o feito foi considerado um fracasso.

Publicidade

Bukele vai buscar reeleição

Apesar de tudo isso, Bukele afirmou que pretende tentar a reeleição em 2024, quando seu mandato atual chegar ao fim. Vale destacar que a Constituição do país proíbe os candidatos de cumprir dois mandatos de forma sequencial.

Mas, dias antes de El Salvador tornar o BTC uma moeda legal, seu tribunal superior decidiu que os candidatos poderiam, afinal, cumprir um segundo mandato.

Leia também: EUA avançam em projeto de dólar digital

Publicidade

Leia também: Epic Games lança o primeiro jogo NFT da sua loja

Leia também: Centralização pós-Merge? Dados apontam que dois endereços de ETH dominaram 46% dos nós

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil