Um consórcio formado por CoinShares, Blockchain.com e MKS anunciou nesta segunda-feira, 14 de outubro, que após dois anos de desenvolvimento, está lançando a rede DGLD com mais de US$20 milhões em ouro “digital”, conforme reportado pela agência PR Newswire.
O DGLD é um ativo digital (token) representando ouro físico alocado e armazenado em um cofre suíço e tokenizado com uma cadeia lateral construída na rede do Bitcoin. Cada token DGLD é o equivalente digital de 1/10 de uma onça troy de ouro, armazenada na Suíça. Todo token é “lastreado” em um ativo físico guardado em cofres na Suíça. Para emissão de um novo token, os ativos físicos são anteriormente enviados ao cofre, em seguida, o DGLD representando esse ouro específico é criado e enviado para uma carteira DGLD.
“O DGLD combina a estabilidade do ativo mais duradouro do mundo, o ouro, com a segurança da rede mais resiliente do mundo, o Bitcoin. Agora você pode ter a tranquilidade do ouro físico com abóbada suíça, com a mesma conveniência, mas não as mesmas camadas de intermediários, como proprietários de um ETF baseado em ouro.”
Segundo as empresas que anunciaram o projeto, o DGLD, de acordo com a lei suíça, não está sujeito às mesmas restrições regulatórias dos investimentos em ouro sintético (por exemplo, produtos negociados em bolsa como ETFs). Ela se enquadra na categoria cinco da taxonomia de stablecoin da FINMA – “vinculada a mercadorias com direitos de propriedade”. Em outras palavras, se você possui um token DGLD, detém o título de ouro – e não está sujeito a nenhum requisito prudente de licenciamento de acordo com a lei suíça.
“O DGLD é a progressão natural do nosso trabalho com os formatos ouro e ouro na MKS. Com o DGLD, criamos um novo formato para propriedade de ouro, que torna o ouro físico abobadado, útil digitalmente, 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso tem o potencial de mudar a maneira como o ouro é usado na vida cotidiana”, disse Marwan Shakarchi , presidente da MKS ( Suíça ) SA.
O DGLD estará disponível pela primeira vez exclusivamente na PIT, exchange de criptomoedas de nível institucional da empresa Blockchain.com, ainda este trimestre.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Durante séculos, o ouro desempenhou um papel vital na maneira como governos e instituições gerenciam os riscos econômicos globais. Mas para os investidores de varejo, a propriedade física de ouro em qualquer tamanho significativo permaneceu inatingível ou seu dinheiro é canalizado para produtos de investimento complexos”, disse Peter Smith , cofundador e CEO da Blockchain.com.
Ainda segundo as empresas, o DGLD foi projetado para investidores de varejo e institucionais, muitos dos quais exigem um custodiante regulamentado para proteger seus investimentos. Para esse fim, o consórcio fez uma parceria com a Globacap, empresa de mercados de capitais regulamentados do Reino Unido, para oferecer custódia de ativos digitais. A Globacap é o primeiro custodiante autorizado na Europa a fornecer custódia de ativos digitais para instituições com o mesmo nível de supervisão rigorosa e processos robustos esperados para um custodiante global de nível 1.
Leia também: Blockchain.com solicita registro de carteira de hardware no Brasil