Após muita espera, o mercado enfim pode escutar aquilo que muitos já sabiam: a forma como SEC tratou o setor cripto nos últimos anos ficou para trás. Agora, a afirmação veio da boca do próprio presidente da entidade, Paul Atkins. O empresário de 67 anos era muito aguardado pelo mercado desde que seu nome foi anunciado por Trump, logo após a eleição em 2024.
Durante o evento “Know Your Custodian: Key Considerations for Crypto Custody”, realizado nesta sexta-feira (25) na sede da SEC em Washington, Atkins destacou os benefícios das criptomoedas e prometeu colaborar com o Congresso para criar um marco regulatório mais claro e favorável ao setor.
Nova era na SEC
Atkins, empossado na semana passada após confirmação do Senado, afirmou que espera “enormes benefícios” dos ativos digitais, incluindo redução de riscos e custos.
“Estou ansioso para interagir com os participantes do mercado e trabalhar com colegas do governo do presidente Trump e do Congresso para estabelecer uma estrutura racional e adequada para criptoativos”, declarou.
A fala representa uma guinada diametralmente oposta em relação à administração anterior, liderada por Gary Gensler, que adotou uma linha dura contra o setor. Durante a administração Biden, o entendimento da SEC era que as criptomoedas eram títulos mobiliários.
Por conta dessa interpretação, a SEC passou a demandar das empresas de criptomoedas licença específicas para negociação de ações, como as detidas por corretoras de valores.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Ocorre que, como nenhuma delas possuía essa licença, todas foram alvo de processos de investigação do órgão. Criando, assim, uma onda de medo entre investidores e levando a muitos críticos a acusarem a SEC de estar sufocando a inovação do setor.
Desde a saída de Gensler em janeiro, entretanto, a SEC encerrou muitas dessas ações, e em uma espécie de mea-culpa, criou uma força tarefa para dar mais clareza ao setor.
Críticas ao antecessor
Grandes players do setor cripto celebram Atkins como o nome certo, no lugar certo, na hora certa. Ele fundou a consultoria Patomak Global Partners, que atende exchanges e plataformas DeFi. Além disso, já esteve à frente da SEC durante a presidência de George W Bush (2002 a 2008). Em sua primeira fala pública como presidente da agência, fez questão de se posicionar como aliado do setor.
“A inovação, infelizmente, foi sufocada nos últimos anos devido à incerteza do mercado e regulatória que infelizmente a SEC fomentou” declarou Atkins.
Seu discurso indica que o apoio do setor em favor de Donald Trump foi acertado. Agora, resta saber quais serão as ações da SEC para impulsionar a adoção institucional de criptomoedas. Na sua mesa, 72 pedidos de ETF de criptomoedas aguardam decisão.