A EigenLayer anunciou que, a partir do dia 30 de setembro, o token EIGEN estará disponível para transferência. Ou seja, a partir dessa data, os detentores do ativo poderão negociá-lo livremente pela primeira vez. A EigenLayer divulgou a novidade no dia 23 de setembro, encerrando meses de espera por parte dos usuários.
Atualmente, o EIGEN que está em staking, ou seja, alocado para a validação de serviços. De acordo com a fundação, mais de 100,5 milhões de EIGEN estão nesse momento em staking no protocolo.
A EigenLayer ganhou notoriedade no ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi) por ser pioneira no conceito de “restaking” no Ethereum. O protocolo permite que quem faz staking de ETH ganhe rendimentos adicionais ao assegurar serviços validados por terceiros (AVSs), ao mesmo tempo em que continuam validando a rede Ethereum.
Desde o lançamento de sua mainnet em abril, a EigenLayer rapidamente se consolidou como um dos principais protocolos DeFi. Anteriormente, os usuários podiam depositar ETH e ganhar pontos no protocolo, mas o lançamento da mainnet permitiu, pela primeira vez, que esses usuários pudessem assegurar AVSs.
Atualmente, a EigenLayer ocupa a terceira posição entre os maiores protocolos DeFi, com um valor total bloqueado (TVL) de US$ 12,3 bilhões, conforme dados da DeFi Llama. O protocolo detém 4,66 milhões de ETH, uma queda de 14,2% em relação ao recorde de 5,43 milhões de ETH alcançado em junho. A EigenLayer representa 13,6% da oferta total de ETH em staking.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Controvérsia sobre airdrop da EigenLayer
Apesar do rápido crescimento e do aumento expressivo do TVL, a EigenLayer enfrentou críticas públicas após a revelação dos termos para a primeira temporada do tão aguardado airdrop do token EIGEN, realizado em abril.
Entre os principais pontos de insatisfação estavam a impossibilidade de transferência dos tokens, a restrição de participação para usuários de sete jurisdições, incluindo Estados Unidos e Canadá, e o modelo de distribuição linear, que resultou em poucos tokens para usuários menores.
Em resposta às críticas, a EigenLayer decidiu aumentar a alocação de tokens. Assim, o protocolo adicionou 100 EIGEN para cada um dos 280.000 usuários elegíveis.
Em setembro, a fundação anunciou a distribuição de 86 milhões de EIGEN, representando cerca de 5% do fornecimento total do token, para os usuários na segunda temporada de seu “stakedrop”. As reivindicações para essa distribuição começaram no dia 17 de setembro.
Além disso, na última semana, a EigenLayer passou a oferecer suporte ao tBTC, um token ERC-20 lastreado em Bitcoin, como um ativo disponível para restaking. Essa iniciativa faz parte de um movimento do protocolo para expandir o leque de ativos disponíveis para restaking, após uma atualização em agosto que permitiu que operadores de AVS utilizassem qualquer token ERC-20 para restaking.