Na última segunda-feira (23), a conta oficial da empresa da OpenAI (empresa por trás do ChatGPT) na rede social X (antigo Twitter) foi hackeada, divulgando falsas informações sobre uma nova criptomoeda chamada “$OPENAI”.
Os hackers publicaram mensagens promovendo um suposto token com a marca da OpenAI. Além disso, incentivaram os usuários a conectarem as suas carteiras a um site de phishing para “reivindicar” as moedas da oferta inicial. Mas tudo não passou de um golpe.
De acordo com uma reportagem da Bloomberg, o post continha erros, incluindo a grafia incorreta do nome da moeda como “$OPEANAI” em vez de “$OPENAI”. A publicação prometia aos detentores do token acesso antecipado a futuros programas beta da OpenAI. No entanto, a criptomoeda em questão não existe.
O site de phishing, com o endereço “token-openai.com”, usava uma URL enganosa para induzir os usuários a fornecerem as credenciais de suas carteiras. Assim, os hackers poderiam drenar os ativos digitais das carteiras das vítimas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
- Leia também: Bitcoin pode ter rali de 170% no final do ano
OpenAI sofre ataque em conta no X/Twitter
Mesmo com sinais claros de que se tratava de um golpe, a publicação permaneceu ativa por um tempo. O autor da publicação também desativou os comentários a fim de dificultar a identificação do ataque. Até o momento desta reportagem, a OpenAI não havia respondido às solicitações de comentário nem se pronunciado oficialmente sobre o caso
Fontes anônimas revelaram que, antes do incidente, um membro da equipe de segurança da OpenAI enviou um memorando interno alertando os funcionários sobre o aumento de ataques de sequestro de contas envolvendo os colaboradores da empresa. O documento incluía orientações sobre como proteger as suas contas nas redes sociais.
Este não foi o primeiro ataque relacionado à OpenAI. Em junho de 2023, por exemplo, a conta de Mira Murati, CTO da empresa, também sofreu um ataque hacker, divulgando um golpe semelhante de criptomoeda falsa. Outros funcionários da OpenAI também foram alvos de ataques recentes.
Golpes envolvendo criptomoedas deste tipo estão em ascensão em todo o mundo. De acordo com um relatório recente do FBI, os norte-americanos perderam cerca de US$ 5,6 bilhões em golpes desse tipo no ano de 2023. Para este ano, a expectativa é que esse número aumente ainda mais.
Para evitar cair em golpes como esse, recomenda-se evitar a interação com links suspeitos e denunciá-los imediatamente.