O Banco Central (BACEN) acaba de soltar o Relatório FOCUS dessa semana.
No documento, está compilada a expectativa de diversos economistas acerca dos principais indicadores da economia brasileira. Os dados são válidos para 2020 e para os anos seguintes.
O documento é tido como um termômetro da opinião do mercado sobre o futuro do país. Entre os principais indicadores, estão o PIB, o valor do dólar, o IPCA e a SELIC.
Assim, os especialistas acreditam numa melhora para o PIB brasileiro, em relação às semanas anteriores. No entanto, eles preveem que o dólar vai fechar o ano custando caro.
PIB brasileiro cai “menos” do que o esperado em 2020
Na imagem, é possível ver o resumo do que o mercado espera para a economia nacional, para os próximos anos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O Produto Interno Bruto do país deve cair 5,62% em 2020, segundo os economistas. Essa é a sexta semana na qual a previsão do PIB melhora.
Apesar de a queda ser forte, o número é mais otimista do que o último apresentado pelo FMI. De acordo com o Fundo, a economia brasileira vai despencar 9,1%, no ano.
No entanto, o mercado brasileiro vê um cenário muito menos calamitoso do que o anunciado pelo FMI.
Além disso, a expectativa do PIB está melhorando a cada novo relatório FOCUS lançado. Por outro lado, a análise do FMI foi divulgada há um mês e meio, no auge da crise do novo coronavírus.
O IPCA, que mede a inflação de uma cesta de produtos e serviços, deve fechar o ano a 1,65%. Dessa forma, a inflação em 2020 deverá se manter baixa, já que houve redução da atividade econômica, por conta do isolamento social.
Economistas mantém a previsão de dólar caro até 2021
O dólar se valorizou 35% em 2020, na comparação com o Real.
Por conta da disparada, a moeda brasileira apresenta um dos piores desempenhos do mundo, quando comparada com a moeda americana.
No entanto, não há previsão de melhora significativa da cotação do dólar em 2020. Assim, os especialistas acreditam que o dólar vai fechar o ano cotado a 5,20 Reais, pela oitava semana seguida.
Outro ponto importante do documento é o fato de que a previsão do dólar para 2021 é de 5,00 Reais. Caso a expectativa se confirme, o brasileiro só vai encontrar o dólar abaixo dos 5 Reais a partir de 2021.
Finalmente, o mercado acredita que a taxa básica de juros da economia brasileira (SELIC) vai permanecer como está, no ano de 2020. Por isso, a SELIC deve se manter em 2%. Contudo, a previsão é de que a taxa aumente, nos próximos anos.
Leia também: Hiperinflação do dólar fará Bitcoin explodir, afirma famoso empresário
Leia também: Tokens DeFi superam R$ 50 bilhões em valor de mercado
Leia também: Maximalistas de Bitcoin estarão do lado errado da história, afirma criador do Ethereum