Fernando Barrueco, diretor da Bolsa de Moedas Virtuais Empresariais de São Paulo (Bomesp), acredita que criptomoeda do Facebook acelerará a entrada de novos usuários no mercado de criptomoedas, como foi reportado no site Ecommercenwes.
“É um avanço gigantesco para uma economia distributiva no cenário atual. Afinal, em um curto espaço de tempo, este novo criptoativo será a porta de entrada para 2,6 bilhões de pessoas no mundo — e cerca de 130 milhões de brasileiros — ingressarem imediatamente no mundo do dinheiro digital.”
Barrueco afirma que a Libra, ao oferecer um meio de pagamento inclusivo – que elimina os intermediários (bancos) das operações financeiras – o projeto do Facebook encorajará outras empresas a investirem em suas próprias criptomoedas.
“Teremos aí um mainstream, um movimento que vai ecoar em todas as demais companhias, que, mais dia ou menos dia, irão se abrir para projetos semelhantes. A partir de agora, as empresas como um todo tendem a descobrir as vantagens de se relacionar com seus públicos sem intermediários.”
O entrevistado também ressalta que, com o novo projeto, o Facebook inicia um novo modelo de negócios, agora mais voltado para o mercado financeiro.
“Para garantir a estabilidade da Libra, ela terá lastro em moedas fiduciárias, como dólar, evitando, com isso, oscilações bruscas. É a segurança que faltava para os empresários, que se afastaram das criptomoedas, pelo receio da volatilidade puxada pelo bitcoin no ano passado, como adoção como forma de pagamento de seus produtos e serviços. Mas todos vão fazê-lo de forma mais madura e consciente, agora com mais conhecimento.”
Em seguida, ele disse que o impacto mais importante, em sua visão, é o empoderamento das pessoas:
“Isso ocorre porque, com a entrada das empresas no Blockchain, ocorre a retirada de intermediários, que encarecem todo o sistema financeiro global. Ao passo que, quando as pessoas assumem o protagonismo frente a seus próprios recursos, com a democratização das formas de pagamento e de troca, elas passam a ter acesso a esse mundo financeiro de forma mais facilitada. Enfim, todos ganham.”
No final, Barueco afirmou:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Como consequência [da criptomoeda Libra], vamos ver mesmo empresas bastante conservadoras passando a entender o blockchain como uma tecnologia segura.”
Leia também: França cria força-tarefa do G7 para examinar a regulação da Libra do Facebook