Ir para o conteúdo
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Mercado
Ethereum
Carteira BG
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Após proibição

Dificuldade de mineração do Bitcoin cai e quebra maior sequência de alta desde 2018

  • Por Luciano Rocha
  • - 29/11/2021
  • às 17:35
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Dificuldade de mineração do Bitcoin cai e quebra maior sequência de alta desde 2018
Foto: Unsplash
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A dificuldade de mineração do Bitcoin (BTC) sofreu um novo ajuste neste final de semana. Desta vez houve uma queda de 1,49%, levando o poder de processamento total (hash rate) para 159,8 exahashes por segundo (EH/s).

Embora seja uma queda pequena em termos percentuais, o reajuste tem um valor simbólico. Ele interrompe uma sequência de nove altas consecutivas desde julho.

Publicidade

De fato, esta foi a maior sequência de aumentos de dificuldade desde janeiro de 2018. Naquela ocasião, a dificuldade de mineração sofreu 15 aumentos entre janeiro e julho, sequência que só foi interrompida com a queda de 3,45% registrada em 17 de julho.

Contudo, a hash rate total cresceu 514% entre 2018 e 2021. No final da última sequência, a rede possuía apenas 38 EH/s. Além disso, os atuais 159,8 EH/s representam o maior hash rate desde 13 de maio, um mês antes da China proibir a mineração de BTC.

A dificuldade de mineração do Bitcoin é ajustada a cada duas semanas (ou mais precisamente, a cada 2016 blocos) para manter o tempo de bloco normal de um bloco descoberto a cada 10 minutos. O tempo médio para o minerador encontrar um bloco nos últimos 7 dias foi de 10,39 minutos.

Publicidade

Hash rate e lucratividade caem

Atualmente, a dificuldade do BTC está em 22,34 trilhões (T) de hashes, contra 22,34 registrados antes du ajuste. Dessa forma, a rede ainda está 10% abaixo do recorde de 25,05 T registrado em meados de maio.

A média móvel de 7 dias caiu de 167,9 exahashes (E) em 20 de novembro para 156 E em 28 de novembro. Consequentemente, a lucratividade da mineração de bitcoin caiu 17,36% nas duas semanas desde o ajuste de dificuldade anterior, caindo 17,36%. Os dados do portal BitInfoCharts.

No entanto, os mineradores continuam acumulando os BTC recém-minerados, conforme dados da plataforma ByteTree. Dos 6.019 BTC gerados nos últimos sete dias, apenas 5.236 foram gastos, resultando numa poupança de 783 BTC.

Publicidade

Mineração se recupera após queda na China

Esta última sequência de altas na dificuldade foi marcada por extremos. Por exemplo, o maior ajuste individual foi de 13,24% em 28 de agosto, enquanto o menor foi de 0,95% em 18 de outubro. Durante esta sequência, o hash rate cresceu 61,2% em relação aos 97 EH/s atingidos após a queda dos mineradores na China.

Quando o governo chinês proibiu a mineração de BTC, os mineradores foram obrigados a realocar suas máquinas precipitadamente. Como resultado, muitas delas foram desligadas de súbito, o que levou o hash rate a cair vertiginosamente.

A taxa chegou a cair 27% em 7 de julho, um dos maiores reajustes negativos da história do BTC. Mas aos poucos, os mineradores se realocaram em países como Rússia, Cazaquistão e, sobretudo, nos Estados Unidos. Ao religarem suas máquinas, a mineração aos poucos voltou ao normal.

Publicidade

Leia também: CEO do Twitter, Jack Dorsey, renuncia ao cargo após críticas e pressão

Leia também: Pix Saque e Pix Troco começam a funcionar a partir desta segunda-feira

Leia também: PF ‘descobre’ cold wallets e alerta para risco de lavagem de dinheiro e evasão de divisas

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.