Ir para o conteúdo
AO VIVO
O BITCOIN VAI CAIR FORTE! O GRANDE MOMENTO PARA VENDER É AGORA?
Clique aqui
Comprar Bitcoin
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Comprar Bitcoin
Mercado
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Comprar Bitcoin
Mercado
Carteira BG

Dificuldade de mineração do Bitcoin atinge maior nível desde outubro de 2018

  • Por Luciano Rocha
  • - 29/06/2019
  • às 12:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Dificuldade de mineração do Bitcoin atinge maior nível desde outubro de 2018
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Durante a semana de forte alta, não foi apenas o preço do Bitcoin que disparou. De acordo com dados do pool de mineração BTC.com, a dificuldade de mineração do Bitcoin atingiu seu maior valor em quase oito meses.

A dificuldade de mineração do Bitcoin atingiu um novo recorde e ficou em cerca de 7,93 trilhões. O número é 7% maior em relação ao recorde do período anterior, de 7,45 trilhões, que foi estabelecido durante o recente ciclo de ajuste de duas semanas. Com isso, a dificuldade de mineração apresentou seu maior nível desde outubro de 2018.

Publicidade

Como consequência, a quantidade de cálculos executados pelas máquinas também aumentou. Os dados do BTC.com apontam que as máquinas realizaram uma média de 56,77 quintilhões de hashes por segundo (EH/s) nos últimos 14 dias para competir pela recompensa de mineração na rede do Bitcoin – que atualmente é de 12,5 Bitcoins por bloco minerado.

Já a taxa média de mineração nos últimos períodos de 24 horas e três dias foi de 59,58 EH/s e 59,70 EH/s, respectivamente.

Publicidade

Rede cada vez mais resiliente

Um aumento na dificuldade de mineração significa mais mineradores operando no mercado. E os mineradores são uma parte essencial de toda a segurança da blockchain, que também cresce a cada dia.

Dados do site Blockchain.com mostram que o agregado do poder de computação (hashrate) do Bitcoin estava em torno de 66 EH/s em 22 de junho, superando a alta recorde do ano passado (61,86 EH/s) rastreado pelo site. O valor é mais que o dobro registrado em dezembro de 2018, quando o hashrate despencou para 31 EH/s em meio à queda de preço do Bitcoin.

Supondo que todo esse poder adicional de computação tenha vindo de equipamentos mais amplamente utilizados, como o AntMiner S9 (Bitmain), que realiza cálculos a uma taxa média de 14 terahashes por segundo (TH/s), isso sugere que mais de 2 milhões de unidades de equipamentos de mineração foram ativadas nos últimos meses. (1 EH/s é igual a 1 milhão de TH/s).

Publicidade

Dificuldade maior, segurança maior

O mecanismo de ajuste da dificuldade do Bitcoin é projetado para recalibrar a dificuldade de mineração a cada 2.016 blocos (aproximadamente 14 dias), com base na quantidade de poder de computação implantado na rede durante os 14 dias anteriores.

Esse ajuste é feito para garantir que o intervalo de produção do bloco no próximo período permanecerá constante, levando cerca de 10 minutos em média. Quando há menos máquinas ativas para resolver problemas de matemática e buscar receber o próximo pagamento de bitcoins recém-criados, a dificuldade é ajustada para baixo, incentivando a entrada de mais mineradores. Quando há mais computadores ativos, a dificuldade é ajustada para cima, dificultando o processo.

Publicidade

Caso o preço do Bitcoin mantenha sua trajetória de alta, pode atrair mais mineradores a entrar no mercado. Isso pode ajudar empresas como a Bitmain, que divulgou uma queda de 88% em seu poder de processamento apenas no mês passado.

Leia também: A história do Bitcoin parte 13: o primeiro pool de mineração

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.