Ir para o conteúdo
AO VIVO
BITCOIN REVERTENDO PARA ALTA; COMO LUCRAR SE O PREÇO DECOLAR?
Clique aqui
Comprar Bitcoin
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Comprar Bitcoin
Mercado
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Comprar Bitcoin
Mercado
Carteira BG

Recuperação

Dificuldade de mineração de Bitcoin terá maior ajuste desde maio

  • Por Luciano Rocha
  • - 12/08/2021
  • às 12:20
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Dificuldade de mineração de Bitcoin terá maior ajuste desde maio
Foto: Unsplash
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Na sexta-feira (13), a rede do Bitcoin (BTC) deverá sofrer o ajuste de dificuldade periódico, previsto para 7,58% de aumento. Como resultado, a dificuldade chegaria a 15,6 trilhões, enquanto o hash rate total está na casa dos 103 exahashes por segundo (EH/s).

Este será o maior ajuste de dificuldade em exatos três meses, além de ser o segundo aumento consecutivo na dificuldade. Em termos anuais, o reajuste atual deve figurar como o terceiro maior de 2021.

Publicidade

O novo reajuste alivia a mineração após uma sequência de quatro quedas entre maio e julho. Ao mesmo tempo, mostra que os mineradores estão conseguindo realocar suas operações após o baque da proibição chinesa.

Recuperação gradual

A dificuldade de mineração é a medida que determina o quanto é difícil descobrir e colocar em circulação novos BTC. Essa dificuldade pode aumentar ou diminuir conforme a atividade dos mineradores na rede.

Publicidade

Por exemplo, se menos mineradores estão tentando encontrar BTC, a mineração torna-se mais lenta, ao passo que o inverso ocorre quando mais mineradores estão na rede. Para encontrar esse equilíbrio, o algoritmo do BTC calcula o hash rate com base nos últimos 2016 blocos minerados, período que equivale a cerca de duas semanas.

Se nesse período a rede perde mineradores, a dificuldade na mineração cai, visando atrair mais pessoas para a atividade. Se mais mineradores entram na rede, a dificuldade é aumentada. Portanto, o ajuste da sexta-feira indicará que a atividade de mineração aumentou nos últimos 14 dias.

De fato, os dados do BitInfoCharts registram que o hash rate tem crescido desde o ajuste anterior, ocorrido em 31 de julho. A média móvel simples de 7 dias subiu mais de 5% neste período, indicando retomada da tendência de crescimento.

Publicidade

Bitcoin (BTC)

O minerador e CEO da Arthur Mining Ray Nasser destaca a velocidade na recuperação do hash rate. Nasser classifica como “surpreendente” essa velocidade, mas afirma que com a expansão da indústria e mais países abraçando a mineração, este aumento deve ser a nova tendência da indústria.

“Países como Cazaquistão, Russia e Estados Unidos estão de braços abertos (e carteiras também) para receber os mineradores. Aí vem a Marathon Mining e fecha acordo para comprar 30.000 novas maquinas da Bitmain. O ajuste continuara subindo, e cada vez mais rápido, até voltarmos ao patamar anterior à proibição na China”, explicou Nasser.

Publicidade

Mineradores seguem acumulando

Por fim, os mineradores seguem acumulando os BTC recém-minerados, ou seja, sem despejar novas moedas no mercado. De acordo com dados da ByteTree, a média de acumulação atingiu 298 BTC nas últimas 12 semanas.

Em outras palavras, os mineradores estão entesourando mais do que vendendo. Isso, combinado com o aumento no hash rate, pode levar a novos picos no preço. Afinal, com aumento da demanda e menos BTC em circulação, a tendência é de novas valorizações.

No momento da escrita deste texto, o BTC está em queda de 2,47%, valendo US$ 44.440 por unidade. A correção coincide com o movimento atual dos mineradores, que venderam 188 BTC a mais do que o minerado nas últimas 24 horas.

Publicidade

Bitcoin (BTC)

Leia também: Gestora brasileira com R$ 56 bilhões sob gestão anuncia interesse em criptomoedas

Leia também: Especialista ensina como encontrar um NFT com chances de valorizar

Publicidade

Leia também: Messi recebe tokens do PSG em sua chegada ao clube

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.