Os conhecedores de história do sistema bancário certamente já leram o nome Medici em algum lugar. A família natural de Florença (Itália) construiu sua fama como patrocinadores das artes e do comércio. Mas acima de tudo, os Medici foram os criadores do moderno sistema bancário, inventado por eles na Renascença, há 500 anos, com o famoso Banco Médici.
Eis que, meio milênio depois, um novo Banco Medici foi criado por um descendente da família. De acordo com a Coindesk, o príncipe Lorenzo de Medici criou um banco em Porto Rico, estado associado aos Estados Unidos.
Anunciado nesta quarta-feira, 08 de maio, o novo Banco Medici “nasceu da frustração com o panorama atual dos serviços financeiros”. Em sua versão moderna, o banco visa oferecer serviços mais rápidos, baratos e transparentes. Notavelmente, a nova instituição atenderá empresas que trabalham com criptoativos e também a clientes tradicionais, como escritórios familiares.
Lorenzo de Medici (que tem o mesmo nome de seu famoso antepassado) fundou o banco ao lado de Ed Boyle. Antes da parceria, Boyle ocupou os cargos de diretor administrativo da Americas no Fidor Bank e vice-presidente e gerente geral do negócio de cartões pré-pagos da American Express. Boyle se tornará o CEO do Banco Medici, enquanto Medici assume o papel de diretor.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Em entrevista à Coindesk, Boyle disse que o banco obteve uma licença da International Financial Entity (IFE), entidade vinculada ao Escritório da Comissão de Instituições Financeiras de Porto Rico. Ele acrescentou que o banco não vai obter uma carta do FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation, órgão de seguro aos bancos) nos EUA, já que o mesmo “não é altamente relevante para clientes corporativos ou de escritórios familiares com depósitos muito grandes”.
Embora o banco esteja disposto a atender negócios que atuam com criptoativos – desde que cumpram os processos de due diligence e conheça seu cliente – este não é um foco exclusivo do banco, de acordo com Boyle.
“O Banco Medici original, fundado em Florença por minha família no século XIV, revolucionou a economia mundial. Muitas de suas inovações que impulsionaram o desenvolvimento do comércio internacional – como holdings, escrituração de dupla entrada e cartas de crédito – ainda estão em uso no sistema bancário atual”, ressaltou Medici.
“O Banco Medici de hoje será um despertar desse espírito inovador; estamos reinventando o sistema bancário moderno, alavancando a tecnologia que cria experiências digitais perfeitas e que expande as oportunidades financeiras nos mercados globais”, acrescentou.
Leia também: Importante bolsa de valores da Alemanha junta-se a banco tradicional para lançar exchange com taxa zero