Num ambiente de taxas crescentes, o apetite do setor de finanças descentralizadas (DeFi) por ativos do mundo real (RWAs, na sigla em inglês) continua a crescer, à medida que as plataformas competem para aproveitar os rendimentos lucrativos atualmente disponíveis nos mercados tradicionais.
Os RWAs incluem produtos financeiros tradicionais como títulos, ações e imóveis. Eles oferecem ao DeFi uma oportunidade de crescimento vinculada a ativos tangíveis.
O protocolo de empréstimo Umee, por exemplo, pretende lançar ofertas de RWA com foco em títulos. Enquanto isso, a Maple Finance, um mercado de capital institucional, pretende expandir as suas ofertas atuais de RWA nos próximos seis a nove meses.
Além disso, o Pendle, um protocolo de divisão de rendimentos, revelou planos para lançar swaps de taxas sem permissão para RWAs. Enquanto isso, a Frax, emissora de stablecoin, aprovou uma medida de governança para adotar RWAs por meio de uma holding.
Títulos-alvo criados
Em vez de lançar uma ampla rede de ofertas de RWA, o fundador e CEO da Umee, Brent Xu, disse ao The Defiant que o credor de criptomoedas está focado exclusivamente em títulos. Xu passou a maior parte de uma década negociando títulos antes de saltar de Wall Street para a criptografia em 2015.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Estou olhando diretamente para o mercado de títulos e dizendo que este é o nosso mercado. Estou colocando toda a nossa concentração na otimização do lado dos títulos. Eu diria que é uma vantagem competitiva em comparação com o que outros podem estar buscando agora para custodiar esses ativos”, disse Xu.
As plataformas que procuram adotar RWAs devem considerar a facilidade de utilização, manter a conformidade regulamentar e construir uma rede robusta contra hacks, explorações e bugs, de acordo com Xu.
“Se você puder pressionar um botão e negociar as ações em vez de ter que passar por todo um processo com uma conta Fidelity, isso é muito poderoso”, disse Xu, acrescentando que o mesmo se aplica a “transações OTC [over-the-counter] como como imóveis ou títulos.
Expansão da Maple em financiamento comercial
Embora a Maple já tenha pools de empréstimos baseados em RWA, o CEO Sidney Powell disse ao The Defiant que a empresa está procurando expandir ainda mais a exposição.
“Estamos em conversações com vários fornecedores de financiamento comercial sobre potenciais programas piloto”, disse Powell. Ele acrescentou que a blockchain tem uma vantagem, com remessas transfronteiriças mais rápidas para acordos de exportação de financiamento comercial em comparação com os canais bancários tradicionais.
“Os rendimentos de ambos os produtos são mais elevados. Por isso, são mais atraentes para fundos que operam com credores de renda fixa e HNW [de alto patrimônio líquido]”, disse Powell.
Powell disse anteriormente que pretendia lançar um produto de financiamento comercial nos próximos seis a nove meses. O objetivo é capitalizar a escassez de ofertas no setor.
A Maple já apoia ativos do mundo real por meio de oportunidades de empréstimo no pool AQRU da plataforma, que visa empresas nos EUA para facilitar adiantamentos de dinheiro em um acúmulo existente de futuros descontos fiscais, como o Programa de Retenção de Funcionários, por exemplo.
O risco de contraparte na Maple é gerenciado por meio de agentes de garantia, que gerenciam as garantias em caso de inadimplência, e acordos legais executáveis. O risco é ainda mais reduzido. Isso porque a Maple assume a cessão de contas a receber para garantir que os reembolsos vão diretamente aos credores. Assim, não há a necessidade de passar primeiro pelo mutuário.
Swaps de taxas de stablecoin
Pendle expandiu seus swaps de taxas para sDAI da Spark Lend e fUSDC da Flux Finance, stablecoins. Ambos estão associados a receitas geradas por participações de RWA e rendimentos do Tesouro.
Como um protocolo de derivativos de taxas de juros, o Pendle permite aos usuários negociar esses rendimentos ou então garantir um rendimento fixo sobre esses ativos.
“RWA já é um dos setores de crescimento mais rápido, com um monstruoso mercado endereçável esperando para ser liberado no DeFi. Nós estamos prontos para isso”, disse Pendle.
Pendle também abriu a votação para sDAI e fUSDC em seu sistema de governança, onde os detentores do token PENDLE nativo podem bloqueá-lo para receber vePENDLE e votar para canalizar incentivos para vários pools na plataforma.
Frax integrará RWAs
Uma proposta do fundador da Frax, Sam Kazemian, a fim de colaborar com a empresa sem fins lucrativos FinresPBC, com sede em Delaware, foi aprovada com apoio esmagador em 14 de agosto. Dos 35 milhões de tokens FXS comprometidos por votação, quase 100% apoiaram a parceria com FinresPBC.
Esta medida permitirá à Frax custodiar um espectro de ativos financeiros tradicionais. Isso inclui depósitos em dinheiro e títulos do Tesouro, por exemplo.
*Tradução do artigo “With US Interest Rates Above 5%, DeFi Protocols Look To Address Demand For Lucrative Off-chain Yields” com autorização do The Defiant.
Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.