A aguardada aprovação de um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista nos EUA tem sido o foco da indústria de criptomoedas nas últimas semanas. Com a solicitação feita pela BlackRock, diversas outras empresas seguiram o mesmo caminho.
No entanto, a posição da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) manteve o mercado cético quanto à sua aprovação. Apesar disso, analistas sêniores de ETFs aumentaram suas expectativas de aprovação depois da vitória da Grayscale contra a SEC.
Os ETFs spot de Bitcoin têm sido o centro das atenções após a maior gestora de ativos do mundo, a BlackRock, apresentar sua solicitação. Entretanto, a aprovação do pedido ainda está nas mãos da SEC, e a entidade reguladora se mostrou desfavorável à aprovação desses ETFs.
No entanto, os analistas sêniores de ETFs, Eric Balchunas e James Seyffart, atualizaram suas previsões sobre a aprovação de ETFs de Bitcoin no formato spot. De acordo com a postagem deles, as chances de aprovação de tal ETF agora são de 75%, graças à recente vitória da Grayscale.
No início desta semana, o Tribunal de Apelações dos Estados Unidos decidiu a favor da Grayscale em sua ação contra a SEC. A entidade reguladora foi processada por negar o pedido de conversão do Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um ETF.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
- Leia também: Defesa da alegação de fraude de Sam Bankman-Fried é ‘irrelevante e prejudicial’, diz DOJ
ETF de Bitcoin
A SEC havia alegado anteriormente que tais ETFs eram propensos a manipulações de preços devido à falta de uma autoridade reguladora semelhante à Chicago Mercantile Exchange (CME) para os ETFs de Futuros de Bitcoin. O tribunal não considerou esse ponto como uma preocupação.
“Como os mercados spot e futuros de Bitcoin são altamente correlacionados, é lógico que manipulações em qualquer um desses mercados afetarão o preço dos futuros de Bitcoin. A negação da proposta da Grayscale foi arbitrária e caprichosa porque a Comissão não explicou seu tratamento diferenciado para produtos similares”, disse a decisão.
O tribunal determinou que a SEC deve revisar a solicitação do ETF Spot de Bitcoin da Grayscale. Essa vitória contribuiu para a alta que levou o preço do Bitcoin acima da marca de US$ 27.000 em 29 de agosto.
Além disso, nos próximos dias, a SEC enfrentará prazos para diversas outras solicitações de ETFs spot de Bitcoin. A primeira da lista é a Bitwise Bitcoin ETP Trust, cujo prazo é em 1º de setembro.
A SEC já havia adiado sua decisão sobre a solicitação de ETF Spot de Bitcoin da ARK Invest neste mês e poderia fazer o mesmo com a Bitwise.