O clube de futebol britânico Crystal Palace FC anunciou nesta sexta-feira (1), que apresentou um pedido de registro em 27 de junho, no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos (USPTO).
Neste pedido de marca registrada, o clube de futebol inclui:
- NFTs.
- Criptomoedas.
- Colecionáveis digitais.
- Calçados virtuais.
- Roupas e equipamentos esportivos.
- Marketplace NFT.
No entanto, o clube não informou exatamente quais são os planos para estes registros nem o tempo de duração de cada um desses projetos.
A corrida por “entrar” nesta nova tendência tecnológica parece ter tomado força no esporte, onde diversos clubes de futebol como o Barcelona FC da Espanha e Paris Saint Germain da França estão desenvolvendo projetos com o uso destas tecnologias.
O metaverso e as organizações esportivas
Muitas das principais organizações esportivas do mundo já começaram a adoção do metaverso como um novo modo de interação com os fãs.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Recentemente, a Major League Soccer colaborou com o GreenPark Sports para criar um ambiente no metaverso que impulsione o engajamento dos fãs no futebol.
O metaverso permitiu que os clubes pudessem construir outros ambientes virtuais, como museus e centros de treinamento, que permitam aos torcedores do mundo inteiro, conhecer e interagir com os jogadores diariamente.
Por esta razão, o avanço do metaverso nos clubes e organizações esportivas tem aumentado durante os últimos meses.
A sintonia do metaverso e o futebol
O metaverso e o futebol parece ter encontrado uma sintonia e um objetivo em comum, inclusive já surgiram alguns metaversos dedicados exclusivamente ao mundo do futebol, como o Metasoccer.
Um metaverso blockchain construído na rede de Solana, que deseja unificar 3 mercados com grande potencial:
- Videogames.
- Futebol.
- Apostas esportivas.
Da mesma forma, aparecem no radar outros projetos como o Sorare, um dos jogos NFT que mais cresceu nos últimos meses, o qual permite aos usuários ganhar dinheiro enquanto se divertem como treinadores de futebol.
Este jogo já alcançou acordos com as principais ligas profissionais de futebol, incluindo a Liga Espanhola, onde fazem vida clubes como o Barcelona e o Real Madrid.
Uma pesquisa recente revelou que ao menos 300 milhões de pessoas no mundo já utilizam plataformas ligadas ao metaverso, o que explicaria o interesse das marcas por entrar neste novo universo digital e o crescimento acelerado desta tecnologia.
Leia também: Justiça bloqueia R$ 451,6 milhões do Capitual
Leia também: Protocolo DeFi da Solana é atacado e hackers roubam R$ 48 milhões
Leia também: Plataforma de empréstimo de criptomoedas paralisa operações por dificuldades financeira