Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Segurança

Crimes com criptomoedas aumentam: saiba como proteger seus ativos

  • Por Luciano Rodrigues
  • - 21/04/2022
  • às 08:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Crimes com criptomoedas aumentam: saiba como proteger seus ativos
Foto: Depositphotos

No último ano, o mercado de criptomoedas tem atraído cada vez mais investidores e entusiastas de finanças e tecnologias.

Apenas no último mês, os brasileiros negociaram cerca de 747 BTC ao dia, um aumento de 28,56% em relação a fevereiro, segundo dados do CointraderMonitor (CTM).

Neste período, o volume de transações do ativo foi de 23.181,44 BTC, o equivalente a quase R$ 4,9 bilhões. Assim como a popularidade do ativo, infelizmente, o índice de crimes envolvendo as criptomoedas também aumentou.

De acordo com o Crypto Crime Report 2022, estes crimes somaram U$ 21 bilhões em 2021. Trata-se de um aumento de 79% em relação ao ano anterior.

Apesar do alto valor, a pesquisa aponta que as transações ilícitas correspondem a apenas 0,15% de todas as movimentações feitas em criptomoedas no ano, confirmando o potencial frutífero das criptomoedas.

Com base nisso, para orientar os investidores a se precaver de possíveis golpes neste mercado, especialistas reúnem dicas valiosas para operar seus Bitcoins de forma segura.

Desconfie de dinheiro fácil

Rafael Izidoro, CEO da Rispar, primeira fintech a oferecer crédito em reais com garantia em criptomoedas, explica que, com o aumento da popularidade do mercado de criptoativos, é muito comum surgirem empresas de procedências duvidosas e sem uma estrutura adequada na gestão dos investimentos.

“Uma dica é sempre buscar quem está por trás de cada projeto e verificar se operam em uma estrutura regulada que proteja o usuário. Desconfie de produtos que prometem dinheiro fácil”, alerta.

Enquanto isso, para Lucas Schoch, CEO da Bitfy, primeiramente o investidor deve ter como principal cuidado a escolha de uma empresa idônea que possua uma carteira digital de custódia própria para armazenar, transferir e utilizar as principais criptomoedas do mercado de forma fácil e segura.

Já de acordo com Safiri Felix, diretor de produtos e parcerias da Transfero, é fundamental entender sobre auto-custódia. Ou seja, quando o usuário tem total controle sobre as criptomoedas. Além disso, ele recomenda adquirir uma hardware wallet, dispositivo similar a um pendrive onde se pode guardar chaves e os criptoativos.

“Especialmente quando falamos de valores maiores e posições de longo prazo, é altamente recomendável que o investidor pesquise e entenda sobre a auto-custódia e adquira uma hard wallets. Ledger e Trezor são os modelos mais indicados”, acrescenta Safiri.

Principais cuidados

Por fim, Bruno Soares, CTO da Foxbit, também deu algumas dicas e principais cuidados básicos para proteger ativos digitais.

  • Usar o segundo fator de autenticação;
  • Utilizar senha diferente das usadas em outros sites ou redes sociais;
  • Sempre confirmar o endereço do site, principalmente da tela de login;
  • Evitar o uso de dispositivo de terceiros e/ou rede WI-FI pública para acesso;
  • Usar computador ou dispositivo móvel com versões de programas recentes e atualizadas, além de mecanismos de segurança como antivírus e firewall pessoal;
  • Tomar cuidado com extensões de navegadores.
  • Em caso de uso do App, utilizar o aplicativo fornecido pela Foxbit nas Lojas Oficiais Google Play e Apple Store;
  • Usar senhas com o maior número de caracteres possível e com diferentes tipos de caracteres;
  • Não usar dados pessoais no processo de elaboração da senha;
  • Trocar periodicamente suas senhas;

Leia também: Primeiros ETFs de Bitcoin da Austrália serão lançados na próxima semana

Leia também: Análise: 5 criptomoedas com alto potencial no curto prazo

Leia também: Coinbase lança versão beta de sua plataforma de NFTs

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.