ENS (abreviação de Ethereum Name Service) é um token ERC-721 que fornece uma ligação entre nomes legíveis por humanos, como henry.eth, e identificadores legíveis por máquina, como endereços ethereum, hashes ou metadados.
Dessa forma, se pode entender que os domínios ENS são como um nome de usuário para sua carteira Ethereum, pois lembrar dos 64 caracteres do endereço da sua carteira pode ser complicado.
Por que alguns domínios ENS estão sendo vendidos por milhões?
Desde o seu lançamento em 2017, pela Fundação Ethereum, o ENS cresceu até se tornar uma organização independente. Ao passo que, atualmente são mais de 2 milhões de nomes mintados e 60.000 volumes de ETH negociados na OpenSea.
Além disso, em abril de 2022, um grupo de entusiastas do NFT viu uma oportunidade de formar um clube exclusivo ao comprar todos os ENS contendo 3 dígitos. Dessa forma, a escassez desses nomes foi comprovada, o que resultou em uma grande procura pelos ENS de 4 dígitos. Dentro de uma semana, todos os 10.000 ENS de 4 dígitos haviam sido mintados.
Cultura ENS
desse modo, todos os domínios ENS de 6 dígitos já foram mintados e é possível encontrar diversos “clubes”. Nesse sentido, alguns dos mais principais ENS incluem:
- 999 Club (3 dígitos)
- 10K Club (4 dígitos)
- 100K Club (5 dígitos)
- Single Emoji (um emoji singular ens)
- 3 Letter Club (3 letras ens no alfabeto inglês)
- Árabe 999 Club (3 dígitos em algarismos arábicos)
- 365 Club (todos os dias do ano: janeiro1st.eth)
- Clube Pré-Punk (ENS registrado antes da criação dos CryptoPunks)
- Pokémon Club (Todos os nomes de Pokémon: pikachu.eth)
Antes de investir em algum clube ENS, é importante entender que atualmente pode ser difícil rastrear preços mínimos e listagens desses clubes na OpenSea.
Entretanto, mesmo que algumas pessoas tenham tido sucesso lançando e vendendo nomes, a maioria das maiores vendas é de investidores que compram domínios por meio do mercado secundário. Alguns exemplos de lançamentos de sucesso este ano:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
- Sam.eth — compra de 20 ETH e venda por 100 ETH
- Starbucks.eth — compra de 3 ETH e venda por 50 ETH
- 005.eth — compra de 5 ETH e venda por 50 ETH
- 073.eth — compra de 19 ETH e venda por 47 ETH
Seja como for, o ENS tem mostrado grandes oportunidades de investimento e conseguir se estabelecer como um protocolo legítimo. Por fim, a dúvida que fica é se esse mercado realmente vai se manter ou a bolha vai estourar, se os preços são legítimos ou não passam de especulação.
Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.
Leia também: Genesis Block: Há 14 anos, o primeiro bloco do Bitcoin foi minerado
Leia também: FMI alerta que economia mundial estará ainda mais difícil em 2023
Leia também: 3 criptomoedas para ficar de olho neste mês de janeiro, segundo analista