Uma carteira de criptomoedas (também popularmente denominada no termo em inglês “wallet) é um software, hardware, papel ou aplicativo que guarda suas chaves públicas e privadas com o intuito de enviar e receber criptoativos por intermédio da rede blockchain. No início, a primeira carteira – e única durante alguns anos -, chamada apenas de “Bitcoin”, foi lançada em 2009 pelo próprio Satoshi Nakamoto como um software de código aberto, mas com o tempo, novas formas de carteiras foram surgindo e hoje temos diversos tipos, como para desktop, online, mobile, software e papel.
O Criptomoedas Fácil listou algumas das carteiras mais populares do mercado, confira!
Ledger Nano S (hardware wallet)
A Ledger Nano S é uma carteira física lançada pela empresa Ledger, feita para funcionar por um sistema operacional que permite segurança por intermédio de um isolamento completo. Esse novo modelo permite ao usuário administrar sua carteira pela porta USB de qualquer computador.
KeepKey (hardware wallet)
A KeepKey é uma carteira com suporte para Bitcoin, Bitcoin Cash, Ethereum, Litecoin, Dogecoin, diversos tokens ERC-20 e outras criptomoedas. Essa carteira funciona gerenciando a geração de chaves privadas, o armazenamento das mesmas e a assinatura de transação.
Trezor (hardware wallet)
Trezor é a ultima carteira física que falaremos aqui, ela tem um propósito único que é possibilitar transações de Bitcoin de forma super segura e blindada, mesmo se o computador usado estiver comprometido.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Exodus (desktop)
Exodus é um carteira fundada em 2015 por Daniel Castagnoli e JP Richardson e que suporta mais de 85 criptomoedas com uma interface simples de usar e que pode ser personalizada de acordo com o gosto do usuário.
Coinomi (desktop e mobile)
A Coinomi foi fundada em 2014, sendo uma das mais antigas carteiras de múltiplas moedas – chegando a pouco mais de 500 moedas e tokens -com milhões de usuários ativos.
Jaxx (desktop e mobile)
A Jaxx foi desenvolvida em 2014 pela Decentral, uma empresa líder em blockchain no Canadá, a qual é conhecida pelos caixas eletrônicos de Bitcoin. A carteira suporta para mais de 85 criptoativos.
Electrum (desktop e Mobile)
A electrum é uma carteira que utiliza servidores remotos para serem responsáveis pela parte mais complicada, garantindo rapidez e simplicidade.
Copay (desktop e mobile)
Copay é uma multi carteira desenvolvida pela BitPay e que originalmente foi desenvolvida para proteger os fundos da empresa. A Copay suporta diversas carteiras pessoais e compartilhadas, ideal para separar a sua carteira pessoal da carteira de sua empresa/startup.
Coinbase (online e mobile)
Coinbase é uma carteira da empresa de mesmo nome com sede em São Francisco, Califórnia, EUA. Essa carteira possui mais de 13 milhões de usuários ativos e possui suporte para cerca de uma dúzia de criptomoedas.
Blockchain.com (mobile)
A Blockchain.com – antiga blockchain.info – é uma carteira mobile que oferece suporte para Bitcoin, Ethereum e Bitcoin Cash e taxas mais baixas com mais de 32 milhões de carteiras já baixadas.
Mycelium (mobile)
A Mycelium começou em 2008 com uma equipe de engenheiros de hardware com um projeto de rede em malha. Com o surgimento do Bitcoin e da blockchain, esse grupo viu a oportunidade e a usou, lançando a carteira e mais alguns outros produtos. Atualmente, a carteira suporta exclusivamente Bitcoin.
Leia também: Qual a melhor carteira para cada perfil de investidor de criptomoedas?