O potencial da tecnologia Blockchain de causar disruptura em quase todas as indústrias não pode ser descartado, embora ainda existam diversos obstáculos a serem superados antes de vivenciarmos o seu impacto transformador por completo. Um interessante artigo publicado pela Forbes, agência de notícias norte-americana, comenta sobre o que torna essa tecnologia tão poderosa e alguns exemplos práticos de como ela já está sendo utilizada em nossa rotina diária.
O que torna a tecnologia Blockchain tão poderosa?
A Blockchain é um livro de registros que armazena de maneira distribuída, peer-to-peer (ponto a ponto), independente de qualquer autoridade central. Uma vez que cada registro é criptografado e imutável, acaba tornando esse livro de registros muito seguro. Cada bloco de registros está ligado ao bloco anterior e ao bloco posterior, e sempre que uma mudança é feita toda a cadeia é atualizada. A Blockchain ajuda a proteger e agilizar transações de forma eficiente sem a necessidade de intermediários para gerenciar o processo. Trata-se de uma tecnologia revolucionária em termos de manutenção de registros, além de possibilitar o acompanhamento e a documentação de todo histórico de transações.
Quais são os casos de uso da Blockchain?
A tecnologia Blockchain vai mudar muitos sistemas da vida cotidiana. Aqui estão alguns dos exemplos práticos:
1. Gestão de contratos e contratos inteligentes
Qualquer indústria que dependa fortemente de contratos como a de seguros, instituições financeiras, imóveis, construção, entretenimento e direito podem beneficiar-se da funcionalidade da Blockchain de atualizar, gerenciar, rastrear e garantir contratos. Os contratos inteligentes, aqueles que estão incorporados com sentenças “if/then” e executados sem o envolvimento de um intermediário, também podem beneficiar-se da tecnologia.
2. Processamento de pagamentos e moeda
A Blockchain tem o potencial de ser altamente transformadora para qualquer empresa que processe pagamentos, eliminando a necessidade de intermediários que são comuns nos processos de pagamentos atualmente.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
3. Gestão da cadeia de produção
Sempre que um valor muda de mãos ou o status de um recurso muda, a Blockchain é ideal para gerenciar o processo. É por isso que alguns especialistas acreditam que a tecnologia pode tornar-se um “sistema operacional de cadeia de produção”. Ela já está sendo usada pelo Walmart e seu Food Safety Collaboration Center, em Pequim, para rastrear detalhes de produção das fazendas, números de lote, dados de fábrica e de processamento, datas de validade, temperatura de armazenamento, para carne de porco. A Blockchain permite atualizações imediatas de status e aumenta a segurança e a visibilidade da cadeia de produção. Ela permite que qualquer setor que precise rastrear um processo ou uma produção, ou seja, a maioria das indústrias, tenha um sistema de rastreamento imediato e indiscutível.
4. Proteção de ativos
Se você é um músico que quer garantir a obtenção de royalties quando sua música é tocada, a tecnologia Blockchain pode ajudá-lo a proteger seus ativos criando um registro indiscutível da propriedade em tempo real.
5. Identificação, sistemas de registro pessoal e senhas
Os governos fazem a gestão de grandes quantidades de dados pessoais, desde registros de nascimento e morte até certificados de casamento, passaportes e dados econômicos. A tecnologia Blockchain oferece uma solução simplificada para gerenciar tudo de forma segura. Já existe uma Blockchain para o gerenciamento de identificação pessoal, que oferece serviços para registro e gerenciamento.