Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Bitcoin e mais 4

Confira 5 investimentos para proteger seu patrimônio da inflação

  • Por Luciano Rocha
  • - 10/06/2021
  • às 20:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Confira 5 investimentos para proteger seu patrimônio da inflação
Foto: Freepik

Os índices de inflação vieram acima do esperado tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. No caso brasileiro, o IPCA acumulado de 12 meses foi mais que o dobro da atual taxa Selic. Ou seja, quem aplicou em investimentos cuja referência é a taxa de juros, perdeu poder de compra.

Como se não bastasse, as projeções de IPCA a 5,44%, neste ano, e de 3,70%, no próximo, não são animadoras. Escolher bons investimentos virou, acima de tudo, uma questão de sobrevivência.

Neste texto vamos conferir cinco investimentos, de fundos a criptomoedas, que podem ajudar a proteger o patrimônio contra aumentos do IPCA.

Tesouro IPCA+

Os títulos públicos são uma das formas mais acessíveis de investimentos. E o Tesouro IPCA+ é a principal maneira de colocar a inflação para trabalhar a favor do brasileiro investidor.

Este título combina um retorno prefixado (taxa definida no ato do investimento) mais a taxa do IPCA, que é pós-fixada. Assim, um título Tesouro IPCA+ paga não apenas a inflação do período, mas um retorno adicional.

Muitos desses títulos oferece um retorno real superior a 4%. Entretanto, o investidor deve ter em mente que o retorno total só é garantido com a manutenção do título até o vencimento.

Títulos Tesouro IPCA+ abertos para investimento. Fonte: Tesouro Direto.

Fundos de inflação

Os fundos de inflação funcionam com base na praticidade. Ao contrário dos títulos, o investidor não precisa decorar aquele monte de códigos e letras, tarefa essa que passa a ser função do gestor do fundo.

Nesses fundos, a carteira é composta por uma cesta de títulos públicos indexados ao IPCA, que tem como objetivo superar um índice, normalmente o “IMA-B” ou o “IMA-B 5”. Por isso, os fundos também atuam como ferramentas de diversificação entre vários títulos num único fundo.

Todavia, as vantagens desses fundos acompanham custos maiores, visto que eles possuem come-cotas, taxa de administração e performance, além de cobrança de imposto de renda. Por outro lado, os títulos públicos possuem apenas a taxa de administração (que costuma ser baixa ou até gratuita) e o imposto.

ETFs de renda fixa

A indústria dos fundos negociados em bolsa (ETF) cresce a passos largos desde 2020. Embora ainda faltem opções no Brasil, o mercado de renda fixa possui diversos ETFs.

Uma das vantagens desse veículo é que as taxas são muito mais baixas do que fundos tradicionais e até o Tesouro Direto. Por outro lado, eles são negociados em bolsa, o que traz uma volatilidade maior nas cotas dos fundos.

Atualmente, existem cinco ETFs listados na B3 que acompanham o IPCA. O B5P211 acompanha o desempenho de títulos de curto prazo (até cinco anos). O IB5M11 e B5MB11 acompanham títulos superiores a cinco anos.

Por fim, o IMAB11 e IMBB11 acompanham o IMA-b geral, índice que engloba todos os títulos da dívida pública brasileira.

Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários ganharam destaque desde o início do ciclo de cortes da Selic, em 2020. De fato, o brasileiro sempre gostou de investir em imóveis, os quais serviam de maior proteção nos tempos de hiperinflação.

A principal característica dos fundos imobiliário é o pagamento de dividendos mensais. Em virtude dessa política, eles garantem um fluxo de renda previsível e crescente para o investidor.

Diante da inflação em alta, pelo menos dois fundos se destacam no mercado. Primeiramente, aqueles com imóveis cujos contratos são reajustados pelo IPCA ou IGP-M. Esses índices garantem que os dividendos terão reajustes reais, aumentando a renda do cotista.

Há também os fundos que investem em títulos atrelados ao IPCA ou IGP-M, como os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e Letras de Crédito Imobiliário (LCIs).

Bitcoin

Definitivamente, uma lista de proteções contra inflação não estaria completa sem o Bitcoin. Apesar de ser um ativo relativamente recente, ele demonstrou seu valor ao longo do tempo.

Dentre as criptomoedas, o Bitcoin possui maior valor de mercado e é o principal exemplo. Nos últimos 12 meses, a valorização acumulada é de quase 300%, ou seja, quase 40 vezes maior que o IPCA acumulado no mesmo período.

Visto que trata-se de uma reserva de valor, o BTC fornece proteção contra a inflação de qualquer moeda fiduciária. Ter parte do portfólio em BTC talvez seja o mais eficiente dos seguros contra a inflação.

Leia também: FMI: relação de El Salvador com Bitcoin pode gerar problemas jurídicos e econômicos

Leia também: Evento para derreter o preço do Bitcoin foi atrasado pela recuperação

Leia também: Baleias aproveitam queda para acumular 80.000 Bitcoins, revelam dados 

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.