Conforme o mercado e a tecnologia das criptomoedas vão avançando, maior é interesse por elas e mais vemos este assunto refletido nos noticiários. Dessa forma, é interessante conversar com outras pessoas sobre o tema, principalmente sobre o Bitcoin.
Conversando sobre criptomoedas com amigos e familiares
Com toda a certeza as criptomoedas são uma novidade que muitas pessoas já ouviram falar. Entretanto alguns indivíduos não sabem ao certo o que seria uma “moeda virtual”.
E devido há muitas especulações e diversas notícias sobre pirâmides financeiras que infelizmente envolvem as criptomoedas, é importante que se aborde o assunto para melhor explicação.
Primeiramente nós sabemos que o sistema bancário atual funciona da seguinte forma para o envio de dinheiro:
- Caso a transação seja entre bancos diferentes, a pessoa irá pagar uma taxa de DOC/TED, geralmente custando até R$ 12,00 no Brasil
- O prestador de serviço é quem receberá esse valor mas existe um intermediário para que a transação ocorra (Bancos)
- Essas transações levam até 2 dias úteis para serem recebidas pela outra parte
No modo do sistema financeira atual, além do Banco como intermediário, existem diversos outros processos por trás que envolvem sistemas e até o banco central. Logo, o processo não ocorrerá somente entre duas pessoas.
Com o intuito de facilitar esse processo, tornar o dinheiro global, sem barreiras transfronteiriças e sem intermediários, surgiu o Bitcoin, a primeira e maior criptomoeda atualmente. Assim sendo, podemos explicar aos amigos e familiares como essa moeda virtual funciona de uma forma simples:
- Criptomoeda é um tipo de dinheiro virtual “criptografado”, ou seja, com máxima segurança
- A tecnologia que permite as transações ocorrerem se chama “Blockchain” e é a prova de hacks e adulterações
- As taxas de transferência são muito baixas, mesmo que você envie 1 milhão de reais para o Japão, você paga centavos de taxa de transferência.
- Você pode enviar criptomoedas para qualquer lugar do mundo, sem restrições
- Não há intermediários, mesmo assim a transação entre as partes é 100% garantida pela rede Blockchain
Um exemplo prático é o seguinte: imagine que você precisa pagar a conta de luz, mas para a companhia de energia receber o seu dinheiro, esse valor primeiro vai passar por um banco e as taxas
Resumindo: como explicar sobre criptomoedas
As criptomoedas surgiram para acabar com o modelo arcaico de transações financeiras. Além disso permite uma maior segurança se caso o papel moeda do seu país venha a passar por uma crise. Assim você pode aplicar o seu dinheiro e não sofre alteração caso isso ocorra.
- O Bitcoin é um tipo de ativo digital
- Por ser considerado por vários especialistas como o “ouro digital” por suas características, o Bitcoin é tido como uma interessante reserva de valor e ótimo investimento de longo prazo
- Você cuidará e decidirá tudo, tendo total liberdade para efetuar pagamentos e transações sem que exista intermediários
- Tudo é feito através do software e com códigos de segurança
- Qualquer pessoa que quiser pode investir um pouco de dinheiro em Bitcoins ou e em outras criptomoedas sem muita burocracia
- Possui rapidez, é mais barato e a longo prazo pode render bons lucros
- Você não deve satisfação a ninguém e muito menos precisa esperar o banco abrir para movimentar as suas criptomoedas
Então, as criptomoedas nada mais são do que moedas virtuais que não possuem intermediação de ninguém. E principalmente enviar dinheiro para qualquer parte do mundo ao um custo quase que inexistente.
Atenção: este é um artigo de opinião do redator, não necessariamente expressa o posicionamento do CriptoFácil.
Leia também: Quanto do meu portfólio devo investir em Bitcoin e criptomoedas?