Se você está familiarizado com a tecnologia e é um usuário corriqueiro do bitcoin, já deve ter percebido que em algumas ocasiões, as suas transações podem demorar para serem processadas.
As vezes, elas podem até ficarem “presas” na rede, aguardando o processamento do mineradores para anexa-las nos blocos. Não tem nada mais irritante ter que esperar por uma transação ser confirmada pela rede, e ela não ser aceita pelos mineradores. Mas, porque isso acontece?
Taxas e mineradores
Para cada transação sua feita na rede blockchain, existe um computador processando ela, como mostra esse vídeo explicativo abaixo:
Ninguém trabalha de graça, não é mesmo? Então para cada computador minerador processando uma transação, há uma taxa cobrada para que isso aconteça.
O problema começa quando você manda uma transação com uma taxa de satoshis/byte muito baixa. Taxas baixas são sinônimo de desestímulo para os mineradores, portanto, por motivos econômicos, eles optam por não confirmar a sua transação.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Mas como você é uma pessoa semelhantemente econômico, e não quer gastar muito dinheiro na hora de transacionar, nós vamos te ajudar nessa tarefa.
Qual taxa devo usar?
Para calcularmos a taxa custo benefício de uma transação, basta acessarmos os site Bitcoin Fees for Transactions.
O site mostra em tempo real, todas as transações confirmadas e não confirmadas pela rede, e suas respectivas taxas em um gráfico comparativo.
Em baixo desse gráfico, existe uma seção de perguntas frequentes, e é ali que você encontra o que você precisa.
Em “Which fee should I use?” existe um algoritmo que mostra em tempo real o valor das taxas mais rápidas e ao mesmo tempo baratas disponíveis no momento.
As taxas exibidas no site, são calculadas em Satoshis (0,00000001 BTC) por cada byte de dados da transação. Mineradores geralmente incluem transações com uma maior taxa por cada byte em primeiro lugar.
Na situação mostrada na imagem anterior, a recomendação diz que a taxa deve ser de 81,360 satoshis por cada 226 bytes. Portanto, temos que converter esse valor para bitcoins.
Se a sua fee diferente de 226 bytes, basta fazer uma regra de três para saber qual é a taxa mais barata.
Digamos que ela vai ter 100 bytes. A conta então ficaria assim:
226 —– 81,360
100 —– X
100.81,360 = X.226
X = 8136000 ÷ 226
X = 36,000 satoshis
Convertendo esse valor em bitcoins, com o site Satoshi to Bitcoin, temos 0.00036000 btc.
Agora, basta colocar o valor mostrado no site na caixa de configurações das taxas de transação na sua carteira e Voilà! Você já está usando a taxa de transação custo-benefício!
Resumindo, os usuários devem basear seus cálculos de taxa neste número que é dado em satoshis, converte-lo pela regra de três, ou até aumenta-lo dependendo de quão rápido eles precisam de confirmações.
Gostou do artigo? Achou útil? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!
Quer receber as notícias em primeira mão? Participe do nosso canal no Telegram: https://t.me/criptomoedasfacil (@criptomoedasfacil)
Leia também: Conheça a coleção NFT Art Blocks