A Superintendência de Empresas (La Superintendencia de Sociedades), uma entidade reguladora, anunciou que moedas digitais como o bitcoin, estão proibidas na Colômbia. Também disse que a única moeda válida para fazer transações no país é o peso.
O anúncio foi feito por Francisco Reyes Villamizar, chefe da Superintendência, após o crescimento do que é conhecido como “grupos de investimento”, onde uma pessoa convence os outros a investir seu dinheiro e convidar mais pessoas para fazer parte do organização oferecer um retorno de 100% em menos de dois meses. Ou seja, são os esquemas ponzi que tanto alertamos.
Além disso, Villamizar disse que a única entidade que pode emitir dinheiro na Colômbia é o Banco de la República. Ainda recordou em várias ocasiões que o único dinheiro válido no país é o que eles emitem.
O crescimento deste tipo de moeda em todo mundo, é devido à incerteza econômica em diferentes países e a situação política de alguns outros. Hoje, o bitcoin está sendo negociado a U$1000 aproximadamente.
Como você acha que esta decisão pode afetar o mercado? Deixe sua opinião nos comentários.