A exchange brasileira Coinext afirmou, em documento enviado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que perdeu clientes devido ao encerramento de contas-correntes efetuado pelos bancos Itaú e Bradesco. O Cade, a pedido da Associação Brasileira de Criptoativos e Blockchain (ABCB), vem investigando os casos de bandos versus empresas de criptoativos para entender se existem irregularidades nos encerramentos de contas bancárias feitos pelas instituições financeiras.
Segundo a Coinext, a utilização de conta-corrente é fundamental para a atividade das exchanges, não somente para efetuar seu negócio de intermediação, mas para existir como tal.
“A utilização de conta corrente bancária é fundamental para a atividade e continuidade da Coinext, não somente enquanto corretora de criptoativos, mas como empresa devidamente sediada e em operação no Brasil. A não disponibilização de serviços bancários básicos por parte das instituições financeiras brasileiras acarretará na impossibilidade operacional da empresa, na demissão de empregados, na impossibilidade de pagamentos a fornecedores (inclusive pagamento de tributos) e na incapacidade de honrar a liquidação de saldos custodiados por conta e ordem dos próprios clientes”, afirma a exchange no documento enviado ao Cade.
Neste contexto, a exchange revelou que “com as contas encerradas do banco Itaú e do banco Bradesco, o principal impacto foi a perda de clientes e o aumento da insatisfação por parte de clientes que faziam transferências entre contas do mesmo banco para evitar o pagamento da taxa de TED/DOC. No caso específico do banco Itaú, antes de qualquer comunicação sobre o encerramento da conta, houve o bloqueio por alguns dias do nosso saldo em conta corrente.
Este bloqueio causou um enorme transtorno e prejuízo à operação da Coinext e consta nos autos do referido processo judicial em curso contra o banco Itaú”.
A empresa também revelou que o banco Santander também encerrou a conta:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“O banco Santander informou o encerramento da conta corrente antes mesmo de serem disponibilizadas senhas de acesso e token.”
O Cade ainda aguarda a manifestação das demais empresas no processo.
Leia também: Coinext pede que seus usuários mudem seus endereços de carteiras
Leia também: CoinMetro arrecadou US$ 14 milhões em apenas 2 semanas
Leia também: CoinMetro encerrou sua pré-venda de token com um total de US$ 15 milhões