A bolsa de valores da capital tecnológica da China, Shenzhen, lançou um índice que acompanha o desempenho de 50 empresas de blockchain. De acordo com um anúncio em 24 de dezembro de 2019, o índice será baseado nas ações de 50 empresas listadas no SSE que participam da indústria de blockchain.
As 50 principais ações relacionadas a blockchain são classificadas com base em seu valor médio diário de mercado nos últimos seis meses. O índice, chamado índice Stock Exchange 50, é atualizado duas vezes por ano: na segunda sexta-feira de junho e dezembro.
Segundo o anuncio, antes de criar o índice, a bolsa de valores de Shenzhen (SSE) se certificou de que as empresas envolvidas realmente usassem a tecnologia blockchain “pura” (segundo definição na China e que quer dizer que não envolvem a emissão de tokens ou qualquer tipo de moeda), além disso também foi verificado se as empresas realmente usam blockchain ou se apenas declaram usar a tecnologia para aproveitar o “hype”.
A SSE é uma das duas bolsas de valores que operam independentemente na China continental. Segundo o site de dados do mercado de ações TradingHours , a capitalização de mercado da SSE é de US $ 3,12 trilhões, o que a torna a quarta maior da Ásia e a oitava maior do mundo.