Ir para o conteúdo
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Mercado
Ethereum
Carteira BG
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Alta no mercado

Cerca de 74% dos fundos imobiliários registraram valorização em julho

  • Por Luciano Rocha
  • - 19/08/2021
  • às 04:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Cerca de 74% dos fundos imobiliários registraram valorização em julho
Foto: Unsplash
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Um levantamento do consolidador de investimentos Smartbrain avaliou 217 fundos imobiliários (FII) que foram negociados na B3 em julho. Destes, cerca de 74% (ou 161 deles) tiveram resultado positivo no mês.

De maneira geral, o desempenho dos FIIs foi bastante elevado. Por exemplo, o Tourmalet II (TOUR11) teve alta de 30, a maior de julho. Entre as 20 maiores altas, apenas dois FIIs não tiveram desempenho acima de 10% no mês.

Publicidade

Maiores valorizações de julho entre os FIIs. Fonte: Smartbrain/B3.

De acordo com o levantamento, foram considerados os FIIs que registraram pelo menos 30 negociações durante o mês. Além disso, as valorizações levam em conta tanto a valorização das cotas quanto o pagamento de dividendos.

Mercado segue em alta no ano

A pesquisa também avaliou o desempenho dos FIIs ao longo de 2021. Neste caso, os dados abrangem o desempenho acumulado desde 1 de janeiro até 31 de julho. Neste critério, foram escolhidos 198 FIIs, dos quais 71 (36%) registraram desempenho positivo.

Publicidade

O TOUR11 registrou alta de 57,91%, sendo destaque também neste período. Todos os 20 FIIs com as maiores altas do ano tiveram valorizações acima de dois dígitos, conforme mostra a tabela abaixo.

FIIs que tiveram melhor desempenho em 2021. Fonte: Smartbrain/B3.

Curto prazo destoa da média

De fato, o desempenho de médio prazo da indústria tende a ser positivo no ano, ao passo que no curto prazo os FIIs registraram fortes quedas. O índice IFIX, que representa uma média do mercado na B3, acumula uma queda de 4,43% nos últimos 30 dias. Porém, muitos fundos apresentam correções superiores a 5% no mesmo período.

Publicidade

Desempenho do IFIX nos últimos 30 dias. Fonte: B3.

Existem alguns motivos para que os FIIs estejam caindo. Em primeiro lugar, os motivos podem ser definidos em dois tipos: gerais e específicos. Os motivos gerais estão ligados à economia como um todo, enquanto os específicos possuem origem em FIIs ou classes em particular.

Por exemplo, um motivo geral que derrubou os preços foi a reforma tributária, cujo texto inicial previa um imposto de 20% sobre os dividendos distribuídos pelos FIIs. Analistas e investidores criticaram a proposta, que poderia dar um duro golpe na indústria. O temor pela sua aprovação foi uma das causas da queda de muitos FIIs por vários dias.

Publicidade

Após uma série de discussões e acordos, os FIIs foram retirados da reforma tributária. Posteriormente a essa decisão, o mercado voltou a se recuperar, mas ainda há muita incerteza. Afinal, a reforma ainda segue presa no Congresso e ninguém sabe se a isenção permanecerá.

Riscos específicos do mercado

O segundo motivo são razões específicas de cada mercado. Os fundos de fundos (FOF), um tipo de FII, possuem como estratégia gerar ganhos de capital na venda de cotas de outros fundos. Assim, os dividendos dos FOF são pagos através de um misto entre os dividendos e ganhos de capital.

Tal política gera desafios extras para os gestores, que precisam realizar compras a preços atraentes visando obter maiores retornos nas vendas. Mas a atual situação econômica do país, bem como da própria indústria de FIIs, tem limitado o potencial de valorização das cotas.

Publicidade

Por fim, os FIIs ainda constituem um veículo de investimento rentável, levando em conta o histórico passado. Contudo, rentabilidade passada não garante retornos futuros, e com a conjuntura econômica complicada, aliada a riscos da própria indústria de FIIs, os preços poderão sofrer mais pressões de queda no futuro.

Leia também: Criptomoedas são “calcanhar de Aquiles” no combate à lavagem de dinheiro, diz BC – Especialista comenta

Leia também: 15 caixas eletrônicos de Bitcoin serão instalados pela maior rede de shopping do país

Publicidade

Leia também: Bitcast: chegada do unicórnio Bitso ao Brasil é tema do podcast sobre criptomoedas

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.