Início » Últimas Notícias » CEO do JP Morgan afirma que crise atual pode ser maior do que 2008

CEO do JP Morgan afirma que crise atual pode ser maior do que 2008

CEO do JP Morgan afirma que crise atual pode ser maior do que 2008
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O presidente e CEO do banco JP Morgan, Jamie Dimon, recentemente elogiou o governo dos Estados Unidos por causa dos pacotes de estímulos liberados durante a crise da Covid-19. Porém, ao mesmo tempo criticou o governo por não possuir um “manual” para lidar com a pandemia.

Na carta anual aos acionistas do banco, Dimon elogia o governo norte-americano e o Federal Reserve por sua pronta reação à atual crise econômica.

Publicidade

“Aplaudimos a velocidade com que o governo federal e o Federal Reserve (Fed), assim como outros bancos centrais do mundo, reuniram um pacote de estímulo e outros benefícios de financiamento para ajudar indivíduos, empresas e entidades estaduais e locais em todo o mundo.”

Ao mesmo tempo, Dimon critica o governo por falta de um “manual de pandemia” e seu despreparo geral para a crise.

“Deveria ter havido uma cartilha de pandemia. Da mesma forma, todo problema que observei acima deve ter soluções detalhadas e apartidárias. Como vimos em crises anteriores dessa magnitude, chegará um momento em que olharemos para trás e ficará claro como nós – em todos os níveis da sociedade, governo, empresas, sistemas de saúde e organizações cívicas e humanitárias – poderíamos estar melhor preparado para enfrentar emergências dessa escala – e espero que estejamos no futuro.”

Pior recessão da história?

Dimon também afirma que o JP Morgan está trabalhando sob a suposição de que a recessão iminente será pelo menos tão ruim quanto a Grande Recessão de 2008, que quase levou a economia mundial ao colapso.

“… não sabemos exatamente o que o futuro reserva – mas, no mínimo, assumimos que incluirá uma recessão ruim combinada com algum tipo de estresse financeiro, semelhante à crise financeira global de 2008.”

Sempre vale ressaltar que foi justamente a crise de 2008 e seus efeitos que levaram Satoshi Nakamoto a escrever o whitepaper do Bitcoin apenas 45 dias após a quebra do banco Lehmann Brothers, fato que marcou o início da crise.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Dimon, que chegou a afirmar em 2017 que o Bitcoin era uma “fraude” (e se “arrependeu” algum tempo depois), também criticou a criptomoeda do Facebook, a Libra. Não obstante, o próprio JP Morgan possui seus planos de emitir uma criptomoeda, a JPM Coin.

Embora Dimon esteja errado sobre o Bitcoin, o fato de ser CEO de um dos maiores bancos do mundo fornece certo peso às suas declarações sobre economia. Caso sua previsão sobre a iminente crise econômica se torne realidade, o Bitcoin poderá se tornar exatamente aquilo que Satoshi imaginava 12 anos atrás.

Leia também: Tim Draper afirma que Bitcoin pode se beneficiar da crise do coronavírus

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Deixe um comentário