A Celsius recebeu permissão para começar a liquidar suas altcoins nesta sexta-feira (30). De acordo com a autorização judicial, a plataforma de empréstimos poderá vender suas criptomoedas e começar o processo de pagamento aos clientes.
Essa medida faz parte do novo plano de pagamentos da empresa, que prepara uma distribuição aos credores. A liquidação ocorrerá porque essa distribuição se dará apenas nas duas criptomoedas mais usadas: Bitcoin (BTC) e Ether (ETH). Portanto, a Celsius vai converter todas as altcoins do seu balanço em BTC ou ETH.
O juiz de falências Martin Glenn, do Distrito Sul de Nova York, aprovou a mudança proposta por Celsius. Glenn conversou com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) e, em seguida, autorizou a conversão. A Celsius poderá começar as operações a partir do dia 1 de julho.
E de fato, a SEC tem bastante responsabilidade na criação do plano da Celsius. A autarquia recentemente alertou que várias criptomoedas são valores mobiliários cujo manuseio precisa de aprovação regulatória. Por isso, a Celsius resolveu trocar seus tokens pelas únicas criptomoedas que não caíram no escrutínio da agência.
Celsius pode vender altcoins
Na decisão judicial, o juiz Glenn afirmou que a Celsius pode vender ou converter qualquer criptomoeda, tokens ou outros criptoativos que não sejam BTC ou ETH. Ela também pode vender e converter tokens que não estejam associados às contas Reter ou Custódia em BTC ou ETH a partir de 1º de julho de 2023
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“A empresa tem mantido um diálogo regular com a SEC e certas agências reguladoras estaduais em relação à distribuição proposta de criptomoeda sob o Plano para, dessa forma, garantir que todas essas distribuições estejam em total conformidade com as leis federais e estaduais aplicáveis”, acrescentou o juiz.
O colapso da Celsius ocorreu em julho de 2022, na esteira da quebra do ecossistema Terra. Após a queda da rede, a Celsius ficou sem liquidez para honrar com seus compromissos aos clientes. Como resultado, a plataforma teve que bloquear os saques após chegar a ter um prejuízo de R$ 1,2 bilhão.
Em maio, a Celsius finalizou sua venda para o consórcio Fahrenheit, que reúne várias empresas de criptomoedas. Mas antes disso, em abril, a empresa já tinha um plano de reestruturação prevendo a devolução de 73% do dinheiro dos clientes.
Agora, com mais detalhes, a Celsius atualizou seu plano de falência atualizado que, salvo exceções limitadas, não envolverá distribuições de criptomoedas a credores que não sejam BTC ou ETH. Mas ainda não há previsão de quando os pagamentos começarão a ser feitos aos clientes.