A Phantom, uma carteira de finanças descentralizadas (DeFi) baseada em Solana, emitiu uma atualização urgente para seu aplicativo iOS. Essa atualização ocorreu depois que uma falha inesperadamente desconectou alguns usuários de suas contas.
De acordo com a equipe da Phantom, a falha impediu que vários usuários da carteira no iOS acessassem suas contas, a menos que tivessem feito backup de suas frases de recuperação. Ou seja, ela praticamente reiniciou os sistemas.
Phantom bloqueia usuários
O comunicado afirma que a falha começou na quarta-feira (13) e atingiu uma pequena parte dos usuários da Phantom no iOS. “Estamos cientes de que um pequeno número de usuários iOS está passando por redefinições de aplicativo”, anunciou a carteira em sua conta do X.
“Se você estiver entre eles, pode restaurar sua carteira usando sua frase de recuperação”, continuou. Muitos usuários, no entanto, ficaram com receio de colocar suas palavras por achar que a carteira tinha sofrido um ataque.
Posteriormente, a equipe da Phantom confirmou o lançamento nova atualização do iOS para evitar que mais pessoas enfrentassem o mesmo problema. Eles também aconselharam todos os usuários a fazer backup de suas frases de recuperação com segurança e pediram desculpas pela situação.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Os relatos do problema surgiram pela primeira vez nas redes sociais no início do dia, quando alguns usuários de iOS relataram ter sido desconectados inesperadamente. Isso aconteceu quando eles atualizaram a carteira para a versão mais recente.
Um indivíduo perguntou ao Phantom por que seu aplicativo havia se redefinido durante a noite e removido todas as suas carteiras. Outro observou: “Phantom excluindo carteiras de pessoas com a atualização mais recente… Muitos tokens serão queimados por pessoas que se esqueceram de fazer backup das chaves.”
A importância do backup
O problema pareceu afetar aqueles que não fizeram backup de suas senhas, uma etapa importante de recuperação em carteiras de auto-custódia como a Phantom. Quem não anotou as palavras não conseguiu restaurar a carteira, perdendo acesso a todos os tokens.
Como o serviço opera como uma carteira de auto-custódia, a plataforma não pode recuperar os fundos de um usuário se eles perderem sua senha ou não fizerem backup.
O fundador do Graphite Protocol, Tom, destacou a situação, relatando que a recente “atualização fantasma” resultou em grandes perdas para os detentores de carteiras. Ao mesmo tempo, o caso ressalta a importância de gravar as senhas de maneira segura sempre que criar uma nova carteira.
Ele também questionou se a responsabilidade era exclusivamente daqueles que não salvaram suas chaves privadas ou se a Phantom deveria considerar uma compensação para aqueles afetados pela atualização.
Mais incidentes
Este incidente aumenta a lista de problemas técnicos que os usuários do Phantom enfrentaram nos últimos meses. No final de outubro, vários usuários da Phantom reportaram que a carteira exibiu seus saldos incorretamente, com muitos notando o sumiço de alguns tokens.
Conforme noticiou o CriptoFácil, a Phantom reconheceu que houve um “incidente de tempo de atividade” e corrigiu o problema. Na época, a empresa aconselhou os usuários a ignorar erros de simulação e prosseguir com transações usando aplicativos descentralizados (dApps) se necessário com urgência.
No início do ano, em 3 de fevereiro, a equipe também relatou problemas nas atualizações de saldo de tokens. Além disso, em um incidente separado em 15 de agosto, uma falha temporária afetou a capacidade dos usuários de visualizar saldos de contas de maneira precisa.