A Phantom, uma das principais carteiras digitais da rede Solana, passou por uma instabilidade nesta segunda-feira (28), deixando alguns usuários com saldos incorretos em suas contas. O problema teve início por volta das 13h UTC (10 no Horário de Brasília), e uma atualização da empresa confirmou que conseguiu resolver a falha por volta das 16h40 UTC.
A página de status da Phantom, entretanto, indicava que a empresa estava lidando com uma “questão grave” e continuava trabalhando para resolver o incidente.
Apesar do contratempo, a extensão do navegador e o aplicativo móvel da Phantom permaneceram operacionais durante a falha. Em uma mensagem enviada aos usuários, a empresa garantiu que “os fundos estão seguros”. Além disso, informou que a equipe técnica estava tratando do problema.
Carteira Phantom enfrenta instabilidade
A interrupção coincidiu com o momento em que os usuários do aplicativo descentralizado Grass, também baseado na rede Solana, estavam reivindicando tokens como parte de um airdrop.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Essa distribuição liberou 10% do total de tokens GRASS para os participantes. Em uma publicação na rede X (antigo Twitter), a Phantom comunicou que estava “passando por um incidente de tempo de atividade, o que pode interromper temporariamente alguns serviços.”
A empresa orientou os usuários que precisavam realizar transações urgentes a ignorarem erros de simulação e tentarem usar um aplicativo descentralizado (dapp) para finalizar as operações.
Este não é o primeiro episódio de instabilidade enfrentado pela Phantom em 2024. Afinal, em 3 de fevereiro, a empresa já havia relatado atrasos na atualização dos saldos de tokens. Em 15 de agosto, outro problema temporário impediu que alguns usuários visualizassem corretamente os saldos de suas contas.
Em ambos os casos, a equipe conseguiu normalizar a situação rapidamente. Dias após o último incidente, o site da Phantom voltou a relatar questões temporárias, embora sem maiores impactos para a funcionalidade geral.
A Phantom ainda não respondeu às solicitações de comentários sobre o motivo exato da falha mais recente. A empresa, que possui uma base de usuários significativa na rede Solana, enfrentou pressões dos usuários durante o período de instabilidade, principalmente devido ao impacto no airdrop do GRASS token, o que motivou a resposta rápida da equipe técnica para corrigir a questão e assegurar a continuidade dos serviços.