De acordo com a publicação da agência de notícias Cointelegraph, a gigante do varejo Carrefour, com sede na França e que opera em mais de 30 países, está implantando uma plataforma de blockchain para o rastreamento de alimentos em sua operação na Espanha.
A solução de rastreamento de alimentos, inicialmente desenvolvida pela empresa de tecnologia norte-americana IBM, será usada para rastrear galinhas caipiras com a marca “Qualidade e Origem”, criadas na região norte da Galícia, sem tratamento com antibióticos. Cada pacote na rede espanhola será marcado por um QR code que fornece informações detalhadas sobre a data de nascimento do frango, o tipo de nutrição, a data de embalagem e muito mais.
No comunicado à imprensa, o Carrefour escreve que a blockchain é uma tecnologia-chave para as cadeias de suprimento, pois proporciona maior transparência e permite que os clientes revisem todo o processo de distribuição. No futuro próximo, a empresa planeja ampliar o uso de tecnologias descentralizadas, implementando-as em todos os alimentos da linha “Qualidade e Origem”.