A Cardano, blockchain de camada 1 fundada por Charles Hoskinson, cofundador do Ethereum, deu início à primeira fase do seu hard fork Chang. Esse marco torna a Cardano a primeira grande blockchain a migrar de uma estrutura de governança centralizada para um sistema de governança descentralizada baseado em tokens.
Conforme o cronograma, nos próximos 90 dias, a Cardano passará por uma transformação completa para um modelo de governança liderado pela comunidade, supervisionado por um comitê provisório. Ao final desse período, ocorrerá a segunda fase do hard fork Chang, transferindo totalmente o poder para os novos órgãos de governança, que incluem um comitê constitucional, representantes delegados e operadores de pools de staking.
“O objetivo da primeira fase é garantir segurança e continuidade durante a fase inicial de estabelecimento da governança, permitindo que os representantes delegados se registrem e façam campanhas para delegação. Ao mesmo tempo, eles irão desenvolver e ratificar uma constituição final até o início de 2025”, explica a documentação oficial da Cardano.
Hard fork da Cardano
Embora a Cardano tenha ocupado posições entre as cinco principais criptomoedas por valor de mercado em determinados momentos, recentemente enfrentou desafios. A criptomoeda deixou o top 10 no mês passado, à medida que tokens como o TRX da TRON e o Toncoin do Telegram ganharam destaque.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Em um vídeo publicado na plataforma X, Charles Hoskinson refletiu sobre a trajetória da Cardano.
“Quando penso em onde começamos, era apenas uma ideia… crescemos tremendamente ao longo dos anos. Houve altos e baixos, muitas decepções, mas agora estamos aqui”, comentou Hoskinson. “Hoje é um dia em que todo o ecossistema, a comunidade, cada titular de ADA está lado a lado como iguais. E todos têm voz no futuro não apenas deste protocolo, mas no que ele pode fazer para todos no mundo.”
Atualmente, o preço do token ADA, nativo da Cardano, caiu cerca de 2,7% nas últimas 24 horas, conforme dados do CoinGecko. No momento da redação desta matéria, o criptoativo está custando US$ 0,33, ocupando a 12ª colocação em termos de valor de mercado.