O canal do YouTube “Ei Nerd” conta com mais de 10 milhões de inscritos na plataforma. Durante o fim de semana, o canal foi invadido e usado para exibir um golpe envolvendo o token XRP.
Peter Jordan, criador do canal, contou por meio de um canal secundário que hackers enviaram um “jogo” para teste.
Na verdade, o arquivo roubou senhas do computador de Jordan e foi usado para invadir o canal Ei Nerd. Peter também perdeu acesso a outros canais que possui.
Ei Nerd é invadido
Peter conta que o equívoco foi cometido por sua equipe comercial. Segundo ele, uma suposta demonstração do jogo Cyberpunk 2077 foi enviada à sua equipe.
No e-mail que continha o arquivo, foi dito que a “demo” tinha como objetivo testar se o jogo funcionaria no computador de Jordan.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Então, o sobrinho do youtuber instalou o jogo no dispositivo mais usado por Peter. Após a instalação, o programa roubou todas as senhas salvas no navegador.
Peter conta:
“Não foi o canal que foi hackeado, foi minha conta principal. […] Nessa conta tem Ei Nerd, Acredite ou Não, Eu e Patroa, canais que eu criei ao longo do tempo.”
O canal então foi utilizado para exibir anúncios como se fosse a “Fundação XRP”.
A forma de operar é a mesma de sempre: é oferecida uma grande quantia em XRP, caso o espectador envie antes uma quantia do token a um endereço.
Para dar maior veracidade, é exibida repetidamente uma entrevista de Brad Garlinghouse, CEO da Ripple Labs. A entrevista, contudo, foi realizada na CNN há duas semanas.
No momento da escrita desta matéria, o site usado para dar ainda mais veracidade ao golpe e a transmissão não estão mais no ar.
Youtubers são enganados em série
Outros grandes canais do YouTube foram invadidos em 2020 com o mesmo propósito de tentar enganar os inscritos.
Recentemente, o youtuber conhecido como Zangado perdeu seu canal. Embora já tenha recuperado o acesso, Zangado supostamente caiu no mesmo golpe usado para enganar a equipe de Peter.
Em agosto deste ano, o mesmo aconteceu com o canal Universo Estranho. David Damasceno, criador do canal, contou que o mesmo golpe foi aplicado.
A diferença para o caso de Peter é que o jogo usado foi um grande título usado recentemente.
Segundo o youtuber Fiaspo, que explicou com detalhes o golpe pelo Twitter, geralmente os hackers se passam por uma empresa desenvolvedora de jogos.
Eles dão a desculpa que o jogo ainda não foi lançado em nenhum marketplace, e pedem que um youtuber faça um vídeo testando.
É enviado então um arquivo que, supostamente, é o jogo. Porém, trata-se do arquivo malicioso responsável por roubar as senhas.
Leia também: 2021 será ainda melhor para o Bitcoin, segundo Forbes
Leia também: Token CREAM tem chances de valorizar, defende analista
Leia também: Braiscompany: após denúncia de pirâmide, site sair do ar e empresa é afastada de Reality