O banco brasileiro BTG Pactual utilizará a blockchain da Tezos para emitir seu token por meio de uma oferta de token securitizado (STO, na sigla em inglês). A informação foi divulgada em um comunicado no site da Fundação Tezos.
O comunicado afirma que o STO será lançado em parceria com a empresa Dalma Capital, uma importante gestora de ativos de Dubai. Com isso, será feita a emissão do token ReitBZ, que foi anunciado pelo banco em fevereiro.
“Com a tecnologia blockchain obtendo destaque a nível global, estamos muito satisfeitos em trabalhar com as equipes da Fundação Tezos e do Grupo de Tocqueville, cujo conhecimento técnico complementa nossas credenciais como banco de investimento e gestão de ativos. Nós vemos a Tezos como um dos protocolos ideais para o florescente mercado de STOs, e estamos ansiosos para garantir o futuro fluxo de negócios em sua blockchain”, disse Zachary Cefaratti, CEO da Dalma Capital.
A ida para a Tezos representou uma mudança para o STO. O BTG Pactual inicialmente utilizou a blockchain do Ethereum para executar a primeira parte do lançamento. André Portilho, sócio do banco, afirmou que os dois protocolos serão utilizados, destacando que as qualidades que o BTG Pactual identificou na Tezos contribuíram para a escolha.
“Enquanto o banco permanece independente de protocolo e tecnologia, e continuará a utilizar o protocolo Ethereum, vemos a Tezos como um player global que possui uma blockchain robusta para a tokenização de ativos”, disse Portilho.
Tim Draper, CEO e fundador da Draper Associates e proeminente investidor da Tezos, comemorou a parceria com o BTG e a Dalma.
“Estamos entusiasmados em ver o BTG Pactual e a Dalma Capital fazendo uso da blockchain Tezos. Nós acreditamos no projeto Tezos e vemos um forte potencial de uso para a criação de tokens de segurança.”
A parceria com o BTG Pactual será a primeira grande iniciativa de emissão de tokens na blockchain Tezos, que foi criada como uma concorrente de redes como Decred e Ethereum. No entanto, o projeto passou por vários problemas em seu lançamento e também pela dificuldade de conseguir emissores que utilizassem sua blockchain para criar tokens.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“O BTG Pactual e a Dalma Capital têm sido líderes na implementação de soluções de blockchain e tokenização no setor de bancos de investimento tradicionais e gestão de ativos”, comentou Hubertus Thonhauser, diretor da Fundação Tezos. “Ficamos bastante motivados por bancos de investimento que adotam a blockchain conforme o mercado avança para institucionalização e adoção em massa da tecnologia.”
Conforme relatou o CriptoFácil em fevereiro, o token ReitBZ emitido pelo BTG terá como lastro ativos imobiliários que estão passando por dificuldades financeiras no Brasil. O banco planeja levantar até US$15 milhões através da venda do ReitBZ por meio de uma oferta inicial. Até o momento, a data e os valores finais da oferta não foram divulgados.
Leia também: Banco BTG Pactual anuncia lançamento de token