Menos de um mês após anunciar uma parceria com a Tezos para o lançamento de seu token, o BTG Pactual lançou o seu primeiro fundo de investimento focado em criptoativos aberto para clientes.
Intitulado Hashdex Digital Assets Discovery, o fundo multimercado tem como objetivo fazer aplicações em diversos tipos de ativos, incluindo o que o banco chama de “ativos digitais”.
“A política de investimento consiste em aplicar os recursos dos cotistas em instrumentos, valores mobiliários e ativos financeiros de diferentes naturezas e características, de acordo com uma política de gestão de carteira”, afirma o certificado de registro do fundo.
Além da aplicação no próprio fundo, o Hashdex poderá adquirir cotas no exterior, em especial de outro fundo que lida com ativos digitais e que possui sede nas Ilhas Cayman.
“Para a consecução de seus objetivos e a valorização de suas quotas, o Fundo Master poderá aplicar até 20% de seus recursos em ativos financeiros emitidos e/ou negociados no exterior, em especial em cotas do Hashdex Digital Assets Index Fund (‘HDAIF’), fundo constituído e regulado sob as leis das Ilhas Cayman, sendo tais cotas objeto de uma oferta Reg D/Reg S sob o Securities Act de 1934 dos Estados Unidos da América, e que é voltado ao investimento em ativos digitais.”
Em outras palavras, o fundo não investirá diretamente em criptoativos (algo vetado pela legislação brasileira), mas poderá adquirir cotas de fundos do exterior que invistam nesses ativos, desde que respeitado o limite máximo estipulado (20%).
O artigo 9º do registro do fundo traz um detalhamento completo sobre os riscos do investimento em ativos digitais, listando 22 tipos de riscos oriundos dos criptoativos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Sobre o fundo
O Hashdex Digital Assets Discovery poderá investir nas cotas do Hashdex Digital Assets Index Fund – ambos são fundos separados. Este último é baseado em um índice, o Hashdex Digital Asset Index, o qual reúne uma série de criptoativos.
74,49% da composição do índice é composta por Bitcoin e 9,43% por Ethereum (ETH). O fundo ainda conta com participações em EOS, Ripple, Litecoin, Bitcoin Cash e outros criptoativos.
Sobre o Hashdex Digital Assets Discovery, o valor mínimo para aplicação inicial é de R$5.000,00. O fundo está disponível para os clientes do BTG Pactual através da plataforma digital do banco, o BTG Pactual Digital.
O BTG é a segunda instituição financeira do Brasil a lançar um fundo de investimento em criptoativos. Em 2018, a Genial Investimentos, empresa sócia da exchange FlowBTC, lançou o primeiro fundo deste tipo no país.
Leia também: BTG Pactual utilizará blockchain da Tezos para emitir seu token