Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

BRICS considera criptomoeda para facilitar o comércio e reduzir a dependência ao dólar

  • Por Amanda Bastiani
  • - 15/11/2019
  • às 13:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
BRICS considera criptomoeda para facilitar o comércio e reduzir a dependência ao dólar

O BRICS, grupo composto por países que possuem as principais economias emergentes, que inclui o Brasil, discutiu o desenvolvimento de uma criptomoeda para facilitar o comércio no bloco e reduzir sua dependência ao dólar dos EUA, conforme mostra o artigo da Coindesk.

A possibilidade foi levantada pelo conselho empresarial do BRICS em uma reunião no Brasil, nesta quinta-feira, 15 de novembro, em meio a conversações sobre o desenvolvimento de um novo sistema de pagamentos entre seus cinco países membros. Formado em 2006, o BRICS tem como objetivo impulsionar a cooperação econômica e política entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Kirill Dmitriev, diretor geral do Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) – a entidade que parece pronta para construir o sistema – disse a repórteres após o evento que o fórum ponderou uma única criptomoeda para acordos entre membros. A decisão de avançar com essa parte do plano ainda não foi tomada.

Nikita Kulikov, membro do conselho de especialistas da Duma do Estado russo e fundadora da Organização Autônoma sem fins lucrativos PravoRobotov, disse que, em vez de ser uma forma digital de dinheiro, a criptomoeda do BRICS provavelmente seria usada para facilitar transações comerciais.

“Provavelmente, será como certas obrigações que podem ser transferidas de uma entidade legal para outra para confirmar que o destinatário terá direitos de reivindicação e o contratado terá obrigações por um valor específico. Não será dinheiro, podemos dizer que será um fluxo de documentos sem papel para facilitar as transações”, afirmou.

Se esse for o caso, o projeto parece mais com plataformas de blockchain de financiamento comercial, como Marco Polo, que recentemente começou a trabalhar com empresas russas. De fato, o caso de uso da blockchain, ou da tecnologia de contabilidade distribuída, é visto como brilhante no mundo das finanças comerciais, com vários esforços em andamento.

Essas plataformas reduzem as resmas tradicionais de papelada preparada e distribuída manualmente, permitindo uma visão em tempo real do acordo e do status de uma negociação para todos os participantes. Eles também podem ter uma liquidação automatizada, alimentada por contratos inteligentes, incorporada para cumprir as obrigações comerciais quando certas condições são atendidas.

O novo sistema de pagamentos, que usaria as moedas nacionais dos membros, parece em parte ter como objetivo reduzir a dependência das nações do BRICS em relação ao dólar norte-americano e, talvez, aumentar o papel do rublo russo no comércio. Dmitriev disse que o BRICS já reduziu seu uso de USD em acordos nos últimos cinco anos de 92% para 50%, enquanto as transações baseadas em rublos aumentaram de 3% para 14%.

Leia também: Brasil assina convênio inédito com a Índia para desenvolver fintechs

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.