A adoção de pagamentos em moedas digitais pode se tornar uma realidade para o G20. E isso pode ocorrer antes da próxima reunião do grupo em novembro, na Arábia Saudita.
De acordo com o Yahoo! Japão, a cúpula do grupo lançará as bases para a adoção desses sistemas ainda em outubro. Isso deverá ser feito na reunião ministerial do G20, que será realizada em Washington, capital dos EUA.
A notícia destaca que a postura do G20 é uma resposta aos avanços da China com o seu yuan digital. Além disso, a Libra do Facebook também motivou a resposta do G20.
G20 muda postura sobre criptoativos e stablecoins
Apesar do anúncio, não foram divulgados mais detalhes a respeito de como o G20 pretende estimular o uso de pagamentos digitais.
Não se sabe se haverá uma coordenação do grupo ou se cada país será livre para criar sua moeda digital, por exemplo.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O que podemos deduzir é que o G20 finalmente parece dar passos concretos. Em fevereiro, o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) já havia pedido urgência na regulamentação de moedas digitais.
Na ocasião, o presidente do FSB, Randal K Quarles, já havia destacado os riscos oferecidos pela Libra e por outras iniciativas de moedas digitais.
A postura do G20, aliás, tem sido bastante volátil. Ora o grupo mostrou tranquilidade com as stablecoins e moedas digitais, ora destacou os seus riscos.
A primeira postura marcou a reunião da cúpula do G20, realizada em junho de 2019 no Japão. O grupo declarou que criptomoedas e stablecoins não constituíam uma ameaça à estabilidade monetária.
Adicionalmente, destacaram que a inovação tecnológica nesse setor poderia trazer benefícios significativos para a economia.
No entanto, em outubro do mesmo ano, o G20 disse que as stablecoins representavam um sério risco para políticas públicas e regulamentos financeiros.
O grupo pediu ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que investigasse os riscos associados a elas.
Leia também: Analista aponta tendências das criptomoedas para o fim do ano
Leia também: Três maiores golpes com criptomoedas em junho são pirâmides financeiras, aponta relatório
Leia também: Criptomoedas são personagem principal em novo filme de Hollywood