Uma proposta inovadora que busca por meio da Inteligência Artificial identificar problemas oftalmológicos como miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia (vista cansada), entre outros foi uma das grandes vencedoras da etapa latino-americana do Imagine Cup, uma disputa promovida pela Microsoft com foco em startups.
O Adam Robô desenvolvido pela startup Prevention, formada por brasileiros do Vale do Pinhão e que nasceu no Worktiba, em Curitiba, já foi aprovado por mais de cinco mil pessoas nos Mutirões de Cidadania, feiras de serviços gratuitos da Prefeitura de Curitiba. O Criptomoedas Fácil conversou com o criador da solução Juliano Santos que falou sobre os desafios de empreender no Brasil e a necessidade de continuar inovando para democratizar soluções como o Adam. Confira.
Criptomoedas Fácil: Como vocês acreditam que soluções como o Adam podem disponibilizar cada vez mais os benefícios da Inteligência Artificial para a vida cotidiana?
Juliano Santos: Um dos pilares de atuação do Adam Robô é tornar as inovações tecnológicas acessíveis para a população em todas as classes sociais. Acreditamos que a acessibilidade será o principal meio para tornar o Adam um dos robôs mais atuantes da América Latina e do mundo a interagir com as pessoas que oferece o acesso a saúde visual básica prevenindo e evitando a cegueira. Nossos pilares são: inovação, simplicidade e inclusão.
CF: Você acredita que soluções como esta e muitas outras podem representar uma mudança de paradigma para a inovação no Brasil?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
JS: Penso que o povo brasileiro é um dos mais empreendedores e criativos do mundo, porém empreender com algo inovador por si só já é um grande desafio. Imagine com um custo Brasil de 60 a 70%, realmente fica muito difícil, além de poucas políticas voltadas para o empreendedorismo e inovação. Mas nós, como a nova geração, devemos continuar fazendo a diferença, para podermos ser uma fonte de inspiração aos novos talentos que estão chegando, fazendo assim as mudanças para um futuro muito melhor.
CF: Como você avalia esta iniciativa da Microsoft e quais são suas expectativas agora que o projeto foi selecionado entre os melhores?
JS: Esta iniciativa da Microsoft realmente faz toda a diferença e mostra bem o próprio perfil inovador da empresa. Ficamos muito felizes de sermos selecionados entre tantos projetos maravilhosos e também de sermos o representante brasileiro mostrando ao nosso país que não temos talentos somente no futebol e no samba, mas também em tecnologia e inovação nos delegando essa nobre missão de voltarmos vitoriosos. Acreditamos fortemente no Adam Robô e na causa de prevenção a cegueira mundial e os problemas refrativos (graus) que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 5 segundos, uma pessoa fica cega no mundo e, a cada 1 minuto, uma criança. Vamos com o objetivo de trazer essa conquista de tecnologia e inovação, pois sabemos que o Adam é uma solução acessível e que irá ajudar as pessoas em todo mundo.