Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Brumadinho

Blockchain pode ajudar a eliminar a impunidade no caso da barragem de Brumadinho

  • Por Cassio Gusson
  • - 12/02/2019
  • às 17:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Blockchain pode ajudar a eliminar a impunidade no caso da barragem de Brumadinho
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O desastre que ocorreu em Brumandinho, Minas Gerais, envolvendo o rompimento de uma barragem da Vale do Rio Doce, poderia ser melhor investigado se o Governo Federal obrigasse as mineradoras a registrarem informações em blockchain, argumenta o Engenheiro Cívil, Marcus Granadeiro.

Para ele, os recentes acontecimentos revelaram que, no caso de Brumadinho não há falha de Engenharia, mas “falta dela” e criticou fortemente a posição dos engenheiros da Vale que foram presos previamente para evitar a destruição de provas, o que segundo Granadeiro, não faria sentido se tudo estivesse registrado em blockchain.

“A polêmica prisão dos engenheiros, antes da apuração das responsabilidades e análise das provas, sob o argumento de possível destruição de provas, leva a pensar em uma eventual falha, ou falta, de um sistema de informação. Os documentos, dados e evidências que embasaram o laudo, assim com todas as informações sobre a operação e a leitura dos sensores, desde a inspeção que produziu o laudo até o rompimento, deveriam estar documentadas em um sistema com rastreabilidade e sem possibilidade de serem maculadas (…) O blockchain, que foi criado para garantir a segurança das informações registradas, resolveria todo o problema que emana a apuração deste caso no que tange aos dados relacionados aos laudos em questão”, destaca.

Segundo o engenheiro, projetos privados de barragem em outros países já vêm explorando registros em blockchain para evitar que acidentes como o da Vale careçam de “responsáveis” e de informações críveis que não dependam apenas da confiança do emissor.

“A tecnologia nasceu com a base das criptomoedas, mas já há aplicações para armazenar dados de engenharia. Alguns importantes projetos privados de barragens já fazem uso para sua gestão própria. Então, por que o governo não cria uma regra exigindo uma carteira de blockchain para projetos de infraestrutura? Projeto, inspeções e, principalmente, a operação. Tudo ‘registrado em pedra’, com responsáveis e sem a possibilidade de se apagar ou macular”, argumenta.

Graneiro finaliza declarando que a engenharia, que sempre esteve na vanguarda da transformação social, “ditando” as regras da construção das cidades, precisa transformar-se para responder aos desafios da era digital.

“A engenharia pede transformação digital. Isso é quebra de paradigma, isso é inovação”, finaliza.

Leia também: Executivos do Itaú, Natura e Santander falam sobre Bitcoin e blockchain em curso online

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.