A BitTorrent, empresa de software peer-to-peer (p2p) para compartilhamento de arquivos, está prestes a começar os testes de sua plataforma de streaming social denominada de BitTorrent Live, que combina a tecnologia blockchain com um aplicativo de streaming da comunidade.
De acordo com o anunciou em seu blog oficial, com o BitTorrent Live, ou BLive, “você poderá criar conteúdo de vídeo ao vivo, conectar-se com pessoas que compartilham as mesmas paixões e potencialmente ganhar ao expressar sua criatividade, além de encontrar amigos em todo o mundo”.
O BLive incorpora um novo mecanismo de “tiping”, no qual os usuários podem dar gorjetas com o BTT (token da empresa) e outras criptomoedas. Além disso, as emissoras podem ganhar criptomoedas enquanto expandem sua base de usuários. O BLive ainda possuirá transmissões de áudio e de vídeo, um sistema de mensagens instantâneas em tempo real que permite que vários usuários se comuniquem e colaborem, além de serviços de depósito e saque de BTT e outras criptomoedas.
Justin Sun, fundador da Tron e CEO da BitTorrent, disse:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Com o crescimento contínuo da tecnologia de telecomunicações e das mídias sociais, as transmissões ao vivo ganharam uma tremenda vantagem e se tornaram o azarão da comunicação online. Isso dá origem a criadores de conteúdo excelentes que têm milhares de seguidores, mas não recebem uma boa parte de anúncios e brindes virtuais.”
A maioria das plataformas de criação de conteúdo tem um grande corte nos lucros gerados, com alguns chegando a 90%. Como uma plataforma de streaming baseada em blockchain, o BLive se esforça para tornar a distribuição de recompensas mais justa para os criadores de conteúdo e gerar mais receita para os que estão na indústria da Internet.
Três estágios do BLive
A BitTorrent anunciou que os testes serão divididos em três etapas e tem planejado o lançamento oficial para 2020. As três etapas são:
Versão Alpha – teste interno com tempo estimado de conclusão para o terceiro trimestre de 2019;
Versão beta – iniciando testes públicos em toda a rede com tempo estimado de conclusão para o final do quarto trimestre de 2019;
Versão completa – implantação da primeira versão comercial oficial do BLive com tempo estimado de conclusão para o final do primeiro trimestre de 2020.
Por fim, Sun disse:
“O lançamento do BLive marca mais uma aplicação importante da rede descentralizada da BitTorrent. Contribuirá para a construção do sistema e o desenvolvimento prático da TRON em um ecossistema descentralizado. Esperamos receber ótimos comentários dos primeiros usuários do BLive. A partir daí, podemos adicionar mais recursos, tecnologias e criar melhores experiências e serviços de qualidade.”
Leia também: BitTorrent lança software que utilizará criptomoeda para deixar downloads mais rápidos