A Lightning Network que vem sendo apontada como a principal solução para a escalabilidade do Bitcoin não caiu nas graças da BitMEX, que em um recente relatório divulgou que os benefícios de privacidade e escalabilidade da sidechain são inferiores ao esperado. Segundo a pesquisa da empresa que é uma das principais do mercado mundial de criptomoedas, a configuração atual da LN com canais não cooperativos joga a funcionalidade da rede para baixo.

Um fechamento de canal não cooperativo ocorre quando um nó da Lightning Network inicia o fechamento de um canal de pagamento sem se comunicar diretamente com o nó ao qual o canal está vinculado. Desta forma, os fechamentos de canais não cooperativos são mais facilmente rastreados e reconhecidos, e precisam ser confirmados em blocos na blockchain e devido a essas características, os pesquisadores da BitMEX tiraram a conclusão do número acima do esperado de tais transações.

“O fato de fechamentos não cooperativos serem mais comuns do que muitos pensam significa que os benefícios de privacidade e escalabilidade da LN também são menores do que muitos esperavam. No entanto, à medida que os usuários aprendem mais sobre como usar a rede e as carteiras com suporte a LN melhorem, a prevalência de fechamentos não cooperativos pode cair. ”

O relatório observa que os pesquisadores inicialmente esperavam encontrar 30.000 fechamentos de canais não cooperativos, mas descobriram 60.000, no entanto há estimativas que o numero seja superior a 90 mil transações ocorrendo desta forma.

O relatório também explica que, em alguns casos, os fechamentos de canais não cooperativos inclui tentativas de golpes, o que é chamado de fechamento de violação. Um fechamento de violação pode ser seguido de uma transação de penalidade se a tentativa de roubo for detectada e a outra parte reivindicar todos os fundos. Porém, segundo a BitMEX, tentativas de roubar fundos dessa maneira são bastante raras.

“Nossa análise mostra que essas transações de penalidade são muito raras. Apenas 0,30% dos fechamentos não cooperativos resultam em uma transação de penalidade ou 0,22% em valor. ”

A Lightning Network, apesar de promissora para muitos, ainda é amplamente experimental. Recentemente um usuário do Reddit publicou que  “perdeu” 4 Bitcoins na Lightning Network e posteriormente publicou conselhos sobre o seu caso para servir de experiência a outros usuários e sugeriu que aqueles que desejam utilizar a LN pesquisassem minuciosamente como o sistema funciona antes de usá-lo para enviar quantidades significativas de Bitcoin.

Leia também: Bitcoin se mantém acima de US$8 mil enquanto mercado se mantém em US$217 bilhões