A Bitfinex, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mercado, anunciou o lançamento de uma ferramenta chamada de “Shimmer”, que basicamente identificará potenciais comportamentos manipulativos e relatará práticas comerciais suspeitas na plataforma. O novo recurso, segundo a empresa, é destinado a combater abusos de mercado e visa ajudar a promover negociações ordenadas na bolsa em uma tentativa de melhorar a integridade e a visibilidade do mercado e da própria exchange.
“Para atender às necessidades complexas de uma classe de ativos digitais em evolução e para proteger nossos participantes sofisticados, a Bitfinex optou por desenvolver seu próprio sistema de vigilância de ponta. Isso ajudará a garantir que práticas potencialmente manipulativas sejam erradicadas e que comportamentos suspeitos sejam detectados”, destacou Paolo Ardoino, CTO da Bitfinex.
De acordo com Ardoino, o Shimmer, que utiliza a linguagem de programação Rust para processar volumosos dados de transações e pedidos em alta velocidade, é relevante para os produtos futuros de financiamento e margem da Bitfinex.
Entre as maiores táticas manipuladoras que Shimmer pretende bloquear está a lavagem comercial – na qual os usuários compram e vendem ativos com o objetivo de enganar o mercado – e as de camadas, onde as ordens de compra são usadas para confundir os comerciantes sobre a quantidade de oferta e demanda de um token específico.
Leia também: Altcoin em queda: Bitfinex cancelará 46 pares de negociação de criptomoedas