A rede do Bitcoin SV foi atualizada aproximadamente às 02:00 UTC da terça-feira, 04 de fevereiro. A atualização, intitulada Genesis, implementou regras que trazem “a restauração completa do protocolo Satoshis Bitcoin”. Jimmy Nguyen, presidente da Bitcoin Association e um dos principais apoiadores do Bitcoin SV, escreveu uma mensagem no Twitter afirmando que o “momento histórico” foi confirmado no bloco 620539.
O Genesis supostamente implementou o protocolo original do Bitcoin lançado pelo Satoshi Nakamoto em 2009. A atualização remove o limite máximo padrão para o tamanho de bloco, supostamente removendo limites de capacidade de transação e aumentando a escalabilidade na blockchain do Bitcoin SV.
De acordo com um comunicado oficial do BSV, eliminar o limite dos blocos permite que as empresas criem “aplicativos de larga escala” no BSV. Uma mudança na linguagem de script do Bitcoin SV, acrescentam, permitirá que o protocolo execute funções – como contratos inteligentes – e potencialmente permita que o projeto concorra com outros projetos de blockchain, como a Ethereum (ETH).
O Genesis foi projetado para ser a última atualização significativa no blockchain do Bitcoin SV. A implementação foi “ativada irrevogavelmente”, de acordo com uma mensagem na primeira transação pós-fork da equipe de desenvolvedores da criptomoeda. Um protocolo de base imutável evita que desenvolvedores e empresas passem por frequentes mudanças técnicas, afirma a equipe.
No entanto, a divisão de pesquisa da exchange BitMEX afirmou que ainda havia “um número significativo de nós [que] não foram atualizados para o hardfork e estão presos no bloco antes da divisão” uma hora depois da implementação do Genesis.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Inicialmente, parecia não haver sinais de uma divisão da rede – onde uma blockchain se divide em várias versões ativas – mas a pesquisa BitMEX relatou apenas algumas horas depois que a cadeia pré-Genesis foi “estendida por um bloco”. Um porta-voz da BSV confirmou que a divisão havia sido causada por um minerador – “que no esquema das coisas é muito bom” – e que a Bitcoin Association estava tentando entrar em contato.
Nguyen disse que essa não era uma “divisão permanente da rede”, mas o que parecia ser um minerador “que não atualizou seu software para o Genesis”. Ele afirmou que nenhum dos grupos de mineração até agora contatados pela associação foi responsável pelo “bloco inadvertido”.
Patrocinada pelo australiano Craig Wright, autoproclamado Satoshi Nakamoto, o Bitcoin SV recentemente experimentou uma alta de 100% no seu preço em janeiro, conforme relatou o CriptoFácil.
Leia também: Relatório da VanEck destaca papel do Bitcoin como incremento em portfólio de investimento