Relatórios documentaram a recente descrição do Bitcoin como sendo uma “bolha econômica em colapso” por parte da inteligência artificial (AI) do Google. A bizarra representação da primeira criptomoeda do mundo veio como resultado de uma edição feita no Wikipedia, enciclopédia online colaborativa, classificando o Bitcoin em tais termos, com seu autor justificando estar representando “a visão da maioria”.
A categorização obscura do Bitcoin pela página de resultados do Google deveu-se ao motor de busca exibir um trecho da descrição dada no Wikipedia, que na época afirmava que “Bitcoin é uma criptomoeda, uma forma de dinheiro eletrônico”, acrescentando que “o mercado de Bitcoin é amplamente visto como uma bolha econômica em colapso quando o preço caiu 82% no ano encerrado em dezembro de 2018″.
Essa descrição do Bitcoin foi escrita pelo usuário do Wikipedia “Smallbones” em 12 de dezembro, que afirmou que sua edição refletia “a visão da maioria” em relação à criptomoeda. Sua edição, no entanto, não duraria, com o também usuário do Wikipédia “Bradv” revertendo a revisão de Smallbones e solicitando que o autor parasse de inserir seu ponto de vista pessoal no texto do artigo.
Além disso, Bradv solicitou que Smallbones não tivesse mais permissão para fazer edições na página do Bitcoin no Wikipedia, afirmando que a edição do Smallbones era “inapropriada por várias razões, mas especialmente por causa do seu ponto de vista”. Bradv também propôs Smallbones deixar de estar qualificado para editar o artigo.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Tanto o Wikipedia quanto a página de resultados de busca do Google afirmam que “Bitcoin é uma criptomoeda, uma forma de dinheiro eletrônico”, acrescentando:
“É uma moeda digital descentralizada sem um banco central ou administrador único que pode ser enviado de usuário para usuário, em uma rede peer-to-peer, sem a necessidade de intermediários.”
O Wikipedia colocou uma restrição de 24 horas sobre as edições feitas na página da criptomoeda, além de impedir que os usuários revertam as edições mais de uma vez por dia na página.
Leia também: Bitcoin Mantém Preços Consolidados Diante de Notícias do ETF
Leia também: Bitcoin marca nova máxima em R$ 151.898; XRP valoriza 5%