O processo movido pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) contra a Binance.US continua gerando impactos negativos. De acordo com dados mais recentes, a exchange perdeu fatias relevantes de mercado e volume de negociação após a abertura dos processos.
Os números mostraram que sua participação de mercado caiu recentemente para menos de 5%. Por outro lado, o volume de negociação na exchange caiu mais de 75% desde o início de junho. Ou seja, a Binance sofreu perdas que vão além dos gastos futuros que a exchange terá nos processos.
Além do processo, o regulador lançou uma ordem de restrição contra a Binance.US para congelar seus ativos. A empresa tomou medidas imediatas e removeu mais de 100 pares de negociação de sua plataforma.
Perda de domínio nos EUA
De acordo com dados apresentados pela empresa de análise Kaiko, a participação da Binance.US no mercado de criptomoedas dos EUA era de aproximadamente 20% em abril. No entanto, após os processos, esse dado caiu para menos de 5%.
A queda foi bastante evidente durante o mês de maio e início de junho. Em contrapartida, a Coinbase viu sua participação crescer mesmo sendo vítima de processos semelhantes.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Uma possível razão para a queda observada neste mês certamente é a pressão legal da SEC. A agência entrou com uma ação contra a Binance e sua subsidiária americana em 5 de junho e pediu a um tribunal federal que emitisse uma ordem de restrição temporária contra a empresa.
Pouco depois, a empresa retirou 101 pares de negociação de sua plataforma, incluindo AAVE/USDT, MANA/USDT, BCH/BTC, DOT/BTC, MANA/BTC, XTZ/BTC e muito mais. Como resultado dessa ação, os volumes caíram fortemente, o que afetou a participação de mercado da empresa.
Outras exchanges de criptomoedas que viram sua participação no mercado diminuir recentemente são Kraken e Bitstamp. Curiosamente, a Coinbase foi a única que registrou aumento nesse sentido, subindo a sua participação de 46% para 64% nos últimos sete dias.
Volume em queda
Outro resultado negativo do processo da SEC parece ser o enfraquecimento do volume de mercado da Binance.US. O indicador de volume se refere ao nível de liquidez e mostra quanto um grande pedido impactará o preço de um ativo.
De acordo com a Kaiko, o volume caiu de US$ 34 milhões em 4 de junho para apenas US$ 7 milhões em 12 de junho.
“A queda acentuada na liquidez sugere que os formadores de mercado estão nervosos e querem evitar perdas induzidas pela volatilidade e a possibilidade não negligenciável de que seus ativos possam ficar presos em uma plataforma como ocorreu com o colapso da FTX”, afirmou a Kaiko em seu relatório.
Em comparação, o volume de mercado da Coinbase caiu 16%, enquanto a divisão global da Binance caiu 7% desde o início do mês.