À medida que mais usuários adotam as finanças descentralizadas (DeFi), o congestionamento das redes com suporte para estes ativos aumenta. A Binance Smart Chain (BSC), por exemplo, também vem enfrentando esse problema.
Ou seja, os problemas de capacidade não afetam somente o Ethereum. Nesta quarta-feira (12), a rede da Binance vivenciou um notório congestionamento.
Solução virou problema
A rede BSC foi criada como uma alternativa às altas taxas de Gas do Ethereum, o que foi um “alívio” para os desenvolvedores. Mas isso durou pouco.
Embora a BSC tenha capacidade para processar transações mais rapidamente e com baixas taxas, a rede não conseguiu resolver um dos maiores gargalos da indústria: o congestionamento da blockchain.
De fato, não surpreende que, logo após o surgimento da BSC, multidões de usuários tenham adotado a rede visando os benefícios. Como consequência, a plataforma cresceu rapidamente e ficou congestionada.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Com isso, os usuários passaram a criticar a BSC por sua centralização. O CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), precisou ir ao Twitter para tentar acalmar os ânimos.
De acordo com CZ, o problema não tinha “nada a ver com a Binance”:
“Não estou me esquivando da responsabilidade, e por mais que as pessoas (erroneamente) me deem crédito por isso, não estou tão envolvido com o desenvolvimento da BSC”, disse.
Bons problemas
Logo após esta declaração, CZ afirmou que o congestionamento era um “bom problema”, pois indicava o crescimento da rede.
“A CEX (onde passo a maior parte do meu tempo e energia) teve problemas iniciais desde o primeiro dia até agora. O crescimento de usuários é muito rápido. Bons problemas para ter, mas ainda preciso corrigi-los.”, afirmou.
Além disso, o congestionamento da BSC também vem prejudicando a PancakeSwap.
“Não, PancakeSwap não está lenta, a BSC está apenas sobrecarregada agora”, disse a equipe por trás do projeto através do Twitter.
Sobre o congestionamento, a declaração do CZ não foi suficiente para acalmar os investidores de criptomoedas. A comunidade, então, reagiu como sempre: fazendo memes.
Os memes se deram no sentido de questionar a centralização da BSC e qual real controle da Binance sobre ela. A imagem abaixo é um bom exemplo, ao pedir que “todos os validadores da BSC sejam selecionados”.
Leia também: BR Distribuidora destoa do Ibovespa e sobe forte
Leia também: Criptomoeda supera o Bitcoin e já vale quase R$ 500.000
Leia também: Vitalik Buterin provoca queda em SHIB e outros tokens tirando liquidez