Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Binance opera ilegalmente no Brasil, diz ABCripto em denúncia

  • Por Luciano Rocha
  • - 05/03/2021
  • às 15:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Binance opera ilegalmente no Brasil, diz ABCripto em denúncia
Foto: Binance
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) resolveu abrir uma série de denúncias contra a exchange Binance. O motivo seria a atuação irregular da corretora estrangeira no Brasil.

O processo de denúncias foi aberto na terça-feira (2). A ABCripto acionou três órgãos contra a exchange: o Banco Centra l(Bacen), o Ministério Público Federal (MPF) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Em comunicado enviado ao CriptoFácil, a ABCripto afirma que a Binance opera de forma irregular no Brasil. A exchange não teria autorização para funcionar como instituição financeira e instituição de pagamento.

Binance acusada de operação ilegal

Uma das acusações é de que a Binance não teria autorização para atuar como intermediadora de valores mobiliários. Por isso, a exchange não poderia captar clientes residentes no Brasil.

Outra acusação é de que a corretora estaria formando uma rede voluntária de agentes autônomos e consultores de investimento. No entanto, esta atividade precisa de autorização da CVM, algo que a Binance também não teria.

“O que se nota é que há um preocupante desprezo pelo cumprimento das normas brasileiras que regem o bom funcionamento do mercado financeiro e de capitais. Isso coloca em risco investidores e a credibilidade de órgãos reguladores e autorreguladores”, afirmou a Associação.

Em virtude dos possíveis delitos, a ABCripto solicita que os órgãos abram uma investigação contra a Binance. A associação pede até mesmo a suspensão das atividades da empresa.

“(A ABCripto) Solicita também que o MPF ajuíze ação civil pública de responsabilidade para evitar prejuízos aos investidores no mercado de valores mobiliários, “visando à suspensão e/ou encerramento das atividades irregulares da Binance voltadas ao mercado brasileiro”’, diz a nota.

Binance já enfrenta investigação

Esta não é a primeira vez que a atuação da Binance é questionada. Em janeiro, o Ministério Público de São Paulo (MP/SP) sugeriu que a exchange fosse investigada.

Conforme relatou o CriptoFácil, o Ministério Público de São Paulo solicitou que a Polícia Federal abrisse uma investigação contra a corretora. No documento, o órgão cita o oferecimento de derivativos pela Binance no Brasil, que foi proibida pela CVM.

O CriptoFácil entrou em contato com a Binance para ouvir o posicionamento da empresa. Este texto será atualizado assim que tivermos uma resposta oficial.

Posicionamento da Binance

A Binance se posicionou por meio de nota encaminhada pela sua assessoria de imprensa. O conteúdo pode ser visto, em sua integralidade, abaixo:

“A Binance é a maior corretora de criptomoedas do mundo em volume e opera globalmente levando os benefícios da tecnologia blockchain a milhões de seus usuários em todo o globo. As acusações apresentadas são infundadas e incorretas e são anticoncorrenciais por natureza. A Binance reservará todos os seus direitos legais para tomar outras medidas para proteger sua reputação. A Binance sempre trabalhou com reguladores em todo o mundo neste mercado em rápido desenvolvimento e está empenhada em continuar a fazê-lo daqui para frente.”

Leia também: Token ERC-20 acumula alta de 175% mesmo durante baixa do mercado

Leia também: Alta do Bitcoin não chegou ao fim e correção pode acabar em breve

Leia também: JPMorgan: maioria das instituições não quer criptomoedas

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.