Na manhã desta segunda-feira, 17 de junho, a Binance fez um anúncio por meio de sua conta oficial no Twitter que revelava a criação de um novo token em sua rede, o BTCB. De acordo com a publicação, o valor do novo token será pareado com a criptomoeda dominante do mercado, o Bitcoin.
Introducing: #Bitcoin-Pegged Token on #Binance Chain
Binance will issue a number of crypto-pegged tokens on Binance Chain in the coming days, starting with $BTCB, a BEP2 token pegged to $BTC.
Which other tokens would you like pegged on Binance chain?https://t.co/aohKP8cRhf
— Binance (@binance) June 17, 2019
“Introduzindo um token com valor pareado do Bitcoin na Binance Chain.
A Binance iniciará a emissão de alguns tokens pareados com valores de criptomoedas na Binance Chain durante os próximos dias, começando com o BTCB, um token BEP2 [padrão para tokens da Binance Chain, semelhante do ERC20] pareado ao BTC.
Quais outros tokens vocês gostariam de ver na Binance Chain?”
A publicação no Twitter continha um link para um comunicado no site oficial da empresa, com mais detalhes acerca do token. A proposta é iniciar as negociações do token na Binance e posteriormente em sua plataforma descentralizada, a Binance DEX.
O endereço da reserva de Bitcoin utilizada para lastrear o token é público, a fim de permitir que usuários “auditem” a veracidade dos fundos. A carteira é 3LYJfcfHPXYJreMsASk2jkn69LWEYKzexb. De acordo com outra publicação feita no Twitter, o par de troca BTCB/BTC pode ser disponibilizado a partir do dia 18 de junho, tendo o mesmo anúncio informado que 9001 tokens BTCB foram criados para um fundo correspondente de 9001 BTC.
Qual é a utilidade?
No comunicado oficial, a Binance lista os benefícios para a utilização do token. O principal, segundo a empresa, dá-se no sentido de que oferecer tokens pareados com valores de criptomoedas torna-os disponíveis para traders que utilizam os serviços da Binance DEX – por ser emitido na Binance Chain. A empresa liderada por Changpeng Zhao tem uma previsão otimista em relação ao aumento de volume e liquidez da plataforma descentralizada, o que aumentará a utilidade e, consequentemente, o valor do token BTCB.
A empresa também reconhece que, em comparação às atomic swaps, a proposta de tokens pareados com valores de criptomoedas é mais centralizada – entretanto, a Binance também acredita que este molde é mais fácil de utilizar. O comunicado ressalta:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Em comparação ao pareamento com moedas fiduciárias, as criptomoedas podem fornecer um grau maior de transparência, de forma que todos possam auditar as reservas publicamente, a qualquer momento.”
Ainda segundo a Binance, esta alternativa não exclui a possibilidade de atomic swaps ou outras soluções descentralizadas existirem em paralelo, acrescentando que já existem soluções envolvendo atomic swaps sendo desenvolvidas.
Atomic Swaps são trocas de criptomoedas feitas entre blockchains, sem intermediários. Por meio, por exemplo, de sua carteira de Bitcoin, é possível converter o saldo automaticamente em Ethereum ou mesmo qualquer token ERC-20, podendo posteriormente converter os mesmos em Decred, Litecoin ou outras criptomoedas – sem a necessidade de exchanges.
A Binance termina o comunicado encorajando os projetos a emitirem tokens pareados com o valor de suas próprias criptomoedas na Binance Chain.
Leia também: Bitcoins roubados da Binance estão sendo novamente movimentados