A Binance lançou sua exchange descentralizada (DEX) antes do esperado, conforme publicou a Cointelegraph nesta terça-feira, 23 de abril.
A ação ocorre uma semana após a exchange lançar sua blockchain nativa, a Binance Chain, que servirá de base para a nova plataforma descentralizada.
Embora as negociações na Binance DEX ainda não estejam disponíveis, usuários já podem criar carteiras na plataforma — a Trust Wallet oficial da Binance ou outras carteiras terceirizadas. Além disso, foi disponibilizado o acesso a ferramentas como Binance Chain Explorer, nós de dados públicos e APIs.
O CEO da companhia Changpeng Zhao, mais conhecido como CZ, pediu a participação da comunidade de criptoativos na forma de desenvolvimento de novos tokens na mainnet da Binance, declarando ainda que a exchange espera trabalhar de perto com projetos e equipes de desenvolvedores na construção do ecossistema. Ele salientou:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Nós acreditamos que exchanges descentralizadas trazem novas esperanças e novas possibilidades, oferecendo um sistema financeiro transparente e sem necessidade de confiança […] Sem custódia central de fundos […] Nós acreditamos que este desenvolvimento traz um novo nível de liberdade para a nossa comunidade.”
O token da exchange, a Binance Coin (BNB), migrou da rede Ethereum e do padrão técnico ERC-20 tornando-se um token padrão BEP-2 da Binance Chain. Ele será utilizado como o ativo nativo da blockchain para auxiliar nas transações da rede.
O lançamento da Binance DEX se dá após dois meses de testes na testnet, período durante o qual a exchange executou 8,5 milhões de transações em um ambiente de trading simulado, bem como realizou programas de caça aos bugs.
Exchanges descentralizadas permitem que usuários realizem trocas de forma peer to peer (p2p) por meio de smart contracts que automatizam as negociações e liquidações, fazendo com que os fundos dos usuários sejam controlados por eles mesmos. Outras grandes exchanges também estão com planos de lançar suas próprias DEXes, incluindo OKEx e Bithumb.
Em janeiro de 2019, foi relatada pelo CriptoFácil uma pesquisa que agrupava dados de mais de 400 exchanges internacionais, revelando que as exchanges descentralizadas representam apenas 19% do ecossistema global das exchanges. Em questão de volume de troca, DEXes representam menos de 1% do que é movimentado pelas plataformas centralizadas.
Atualmente, a maior exchange de criptomoedas em volume ajustado de troca de acordo com a CoinMarketCap, a Binance processou US$1,1 bilhão em negociações nas 24 horas anteriores ao momento da escrita desta matéria.
O agora token nativo da Binance Chain, a Binance Coin, é o sétimo maior criptoativo do mundo em valor de mercado, cotado a US$23,96 no momento em que este artigo foi escrito.
Leia também: CEO da Binance revela data de lançamento da versão teste de exchange descentralizada