A exchange Binance planeja encerrar uma parceria de vários anos com uma empresa de pagamentos que supostamente permitia aos clientes transferirem fundos mantidos em bancos da Rússia alvos de sanções para a plataforma de criptomoedas.
A empresa em questão é a Advcash, conforme revelou o Wall Street Journal (WSJ) em reportagem publicada nesta quarta-feira (1º). A matéria ouviu pessoas familiarizadas com a decisão da Binance e que acessaram as mensagens que a exchange enviou a um de seus clientes.
A Binance firmou uma parceria com a Advanced Cash (também conhecida como Advcash), com sede em Belize, no ano de 2019. A parceria permitia que os clientes da exchanges fizesses depósitos e saques em rublos, a moeda russa.
Binance vai desfazer parceria com a Advcash
Procurado pela reportagem, um porta-voz da Advanced Cash disse que não recebeu nenhuma atualização da Binance sobre o fim da parceria. Além disso, a empresa negou que facilita a movimentação de rublos com bancos russos alvos de sanções:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Negamos inequivocamente que a Advcash tenha facilitado a movimentação de quaisquer fundos entre quaisquer bancos sancionados e a Binance. A Advcash parou de processar depósitos de cartão de crédito em RUB de seus clientes em março de 2022”, disse o porta-voz.
O representante afirmou ainda que a plataforma de pagamento é devidamente regulamentada. Portanto, está comprometida em cumprir toda a legislação aplicável. Isso inclui, por exemplo, “a triagem de todos os usuários usando todas as listas de pessoas sancionadas possíveis e o emprego de procedimentos completos de KYC e AML por meio de provedores de KYC respeitáveis”.
A notícia chega após a Binance anunciar que pretende sair totalmente da Rússia. A exchange enfrentou acusações de que ajudou a Rússia a escapar das sanções por meio da sua plataforma. A exchange nega as acusações.
- Leia também: Mais um ETF de Bitcoin spot é listado do DTCC
Binance vende negócios na Rússia para a CommEx
Em setembro deste ano, conforme noticiou o CriptoFácil, a Binance vendeu seu negócio para a exchange de criptomoedas CommEx.
A Binance disse que pretende garantir um processo de migração tranquilo para os usuários russos. Por isso, o processo de desligamento levará até um ano. Além disso, a exchange ressaltou que todos os ativos dos usuários russos existentes estão protegidos de forma segura.
“Ao olharmos para o futuro, nós reconhecemos que operar na Rússia não é compatível com a estratégia de conformidade da Binance”, disse Noah Perlman, Diretor de Conformidade da Binance. “Nós seguimos confiantes no crescimento a longo prazo da indústria Web3 em todo o mundo, mas vamos concentrar a nossa energia nos mais de 100 países onde operamos.”